Notícias
Posicionamento das famílias sobre a democracia será tema de palestra no XI Congresso do IBDFAM
Entre os palestrantes que estarão presentes no XI Congresso Brasileiro de Direito das Famílias e Sucessões, marcado para os dias 25, 26 e 27 de outubro, em Belo Horizonte, está a juíza Andréa Pachá, diretora nacional do IBDFAM, que vai abordar o tema: “Como as famílias têm-se posicionado como garantidoras da democracia?”. Ela afirma que pretende apresentar uma reflexão sobre os avanços do direito das famílias e do paradoxal retrocesso social, especialmente nas instituições que deveriam estar mais comprometidas com a liberdade e a pluralidade.
“As famílias impactam e são impactadas pelos acontecimentos políticos e sociais no Brasil e no mundo. Atualmente fala-se no esgotamento de um modelo representativo e os espaços simbólicos de autoridade e de referência são questionados permanentemente. A democracia formal é insuficiente para garantir os avanços alcançados, notadamente no que diz respeito aos direitos e garantias individuais e liberais. No ambiente das relações familiares, o modelo do respeito, da inclusão e do afeto tem sido o modelo adequado para a afirmação de valores de liberdade, ética e responsabilidade, que deveriam ser os valores da democracia contemporânea”, explica.
Para Andréa Pachá, é impossível enumerar as conquistas alavancadas pelo IBDFAM ao longo dessas duas décadas de existência. A juíza afirma que o avanço normativo do Direito das Famílias só foi possível em razão desse protagonismo e que não consegue imaginar o que seria a aplicação do direito no que diz respeito às relações familiares, se não houvesse um trabalho sério, competente e determinado dos integrantes desse Instituto.
“Os congressos do IBDFAM são fundamentais para todos os profissionais que atuam na área. Esse ano, em especial, é importante que todos os associados participem porque vivemos tempos de retrocesso. Sem um debate íntegro e sem a nossa coesão na luta pelos direitos alcançados, corremos o risco de reduzir os ganhos tão dificilmente conseguidos até aqui. A possibilidade de assistir todas as reflexões, a alegria do convívio fraterno com amigos que compartilham as mesmas demandas e inquietações, o prazer de, juntos, construirmos espaços mais éticos e plurais, são motivos mais que suficientes para que nos encontremos lá”.
A diretora nacional do IBDFAM também faz questão de lembrar que o casamento homoafetivo, a afirmação dos direitos da mulher, o cuidado com os idosos são questões que precisam de normas mais claras e seguras para que a proteção seja efetiva. “A cada Congresso, volto para o trabalho muito melhor do que cheguei. A troca de experiência, a escuta atenta e a presença dos melhores profissionais do País, compartilhando com todos o conhecimento e a experiência, de forma fraterna e generosa, tudo isso transforma esse evento tão esperado em um ninho acolhedor”, finaliza.
Inscrições
O terceiro lote de inscrições para o XI Congresso Brasileiro de Direito das Famílias e Sucessões do IBDFAM já está disponível! É possível garantir presença no evento somente até o dia 10 de outubro. Não perca mais tempo, pois as vagas são limitadas!
Comissão Temporária Eleitoral
Conforme a Resolução da Diretoria (RD-6/2013), a Comissão Eleitoral Temporária do IBDFAM Nacional será formada pelos advogados Ronner Botelho, Sandro Antônio de Campos e Juliana Vieira Lobato. O objetivo é dar suporte às eleições como órgão consultivo à disposição das diretorias estaduais e das chapas concorrentes. A Comissão ficará encarregada de zelar pelo cumprimento da RD e da normalidade do pleito.
Atendimento à imprensa: ascom@ibdfam.org.br