Notícias
Atualização específica e comodidade são atributos do curso oferecido on-line pelo IBDFAM
O curso “A Prática dos Recursos em Família e Sucessões e o CPC 2015”, do IBDFAM Educacional, dá o que falar. “É fantástico. Assisti em binge watching, como se fosse uma maratona de seriado na Netflix. Essa é a vantagem dos cursos on-line. Podemos adequar à nossa agenda e assistir da forma que nos for mais conveniente”, afirma Marianna Chaves, diretora nacional do IBDFAM.
Ela destaca o conteúdo, “que traz um panorama completo dos recursos no Novo CPC, explorando bem as novidades”. Ainda, segundo a advogada, “a análise da valorização dos precedentes no novo Diploma e do aumento da responsabilidade de todos os sujeitos processuais, mormente dos magistrados (relativamente à necessidade de uma boa fundamentação das decisões, principalmente aquelas que formarão precedentes) e dos advogados (cujo trabalho exigirá uma sofisticação muito maior, principalmente quando a causa postulada resolver desafiar um precedente), foi um ponto que me chamou bastante a atenção.”
Advogada e membro do IBDFAM, Solange Maria Machado, também faz elogios ao curso e exalta o conteúdo repassado pelos professores. “Parabenizo o Instituto pelo lançamento das aulas de formação continuada: ‘A Prática dos Recursos em Família e Sucessões e o CPC 2015’. Agora, sim, acredito na existência de um curso na área de Direito de Família em que se pode realmente confiar no conteúdo a ser passado a nós profissionais”, elogia.
Segundo curso lançado pela plataforma IBDFAM Educacional – o primeiro foi “Introdução à mediação em Direito de Família” -, “A Prática dos Recursos em Família e Sucessões e o CPC 2015” tem o objetivo de permitir o domínio das técnicas recursais pelo advogado, em consonância com o atual Código de Processo Civil. Voltado para os graduados em Direito interessados em atuar ou que já atuem profissionalmente, bem como aos estudiosos da temática, incluindo os acadêmicos e também profissionais de outras áreas, o curso alia teoria e prática, analisando o sistema recursal atual, enfatizando que o diálogo iniciado em primeira instância deve continuar nas instâncias superiores, bem como destacando a importância do advogado na construção democrática do processo, reafirmando os atuais compromissos do Direito Processual Civil com a observância do devido processo legal.
O curso é dividido em quatro aulas (Teoria Geral dos Recursos, Os Precedentes e sua Vinculação com os Recursos Extraordinários, Recursos e Procedimentos nos Tribunais e Recursos Ordinários). O coordenador das aulas é Newton Teixeira Carvalho, Especialista em Direito de Empresa pela Fundação Dom Cabral e Mestre em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Os professores são: Dierle Nunes, Advogado e Membro da Comissão de Juristas que assessorou na elaboração do Novo Código de Processo Civil na Câmara dos Deputados, Alexandre Gustavo Melo, Mestre e Doutor pela UFMG, e Luiz Fernando Valladão Nogueira, Advogado e Procurador do Município de Belo Horizonte.
“Eu acho que todo jurista, independente do tempo que tenha de formado, será sempre um eterno estudante. Todos os atores processuais têm um dever ético de atualização e capacitação para estarem sempre na sua melhor forma técnica. Foi-se o tempo em que estudávamos os ramos do Direito de uma forma isolada. Não há como advogar em Direito das Famílias sem dominar o Direito Processual. Esse curso do IBDFAM nos dá a oportunidade de lapidarmos o nosso conhecimento em uma lógica de diálogo das fontes e dos ramos do Direito. Já recomendei para amigos, colegas e alunos”, afirma Marianna Chaves.
Atendimento à imprensa: ascom@ibdfam.org.br