Notícias
Encontro IBDFAM CDF acontece em junho, em Coimbra
Imagine conhecer uma das universidades mais antigas do mundo. Passear pelo campus e suas instalações. E, até mesmo, cruzar com um estudante vestindo uma toga? A Universidade de Coimbra é antiga e cheia de tradições e nos dias 1º e 2 de junho será sede do “Encontro IBDFAM/CDF”, promovido pelo Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM).
“É um encontro histórico”, diz o jurista Zeno Veloso, diretor nacional do IBDFAM. “Uma das maiores e mais antigas Universidades do mundo e o maior Instituto de Direito de Família do mundo reunidos. É importantíssimo para ambas as partes”, afirma.
Segundo o advogado e professor José Fernando Simão, diretor nacional do IBDFAM e organizador do evento, o objetivo é a troca de informações sobre temas importantes para os dois países.
Ele explica que o encontro tem uma proposta diferente. No primeiro dia, a programação vai incluir um passeio pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, pela manhã, e à tarde quatro palestras, sendo duas de convidados portugueses e duas de brasileiros. No dia seguinte, acontecem as mesas de debates em que temas relacionados a ambos os países serão debatidos comparativamente.
O advogado explica que as relações – entre o IBDFAM e a Universidade de Coimbra - são “profícuas”. “Em 2013, o IBDFAM esteve em Lisboa em um grande evento na FDL, sob a coordenação do prof. Fernando Araújo. As trocas em cursos de pós-graduação e de graduação ocorrem todos os anos. Em 2015, eu e Zeno Veloso ministramos aulas de pós-graduação e graduação em Coimbra e Lisboa”, diz.
O evento vai abordar temas afetos ao Direito Pessoal e ao Direito Patrimonial de Família. “Ainda estamos decidindo quais temas interessam a Brasil e Portugal”, diz José Fernando Simão.
Do lado brasileiro, Zeno Veloso será presidente de mesa, juntamente com o professor José Fernando Simão. E um dos nomes confirmados para palestrante é o da professora Giselda Hironaka, diretora nacional do IBDFAM. “Os portugueses ainda não decidiram seus nomes, mas certamente teremos a presença do prof. Guilherme de Oliveira”, conta Simão. Os interessados poderão se inscrever, em breve. O investimento é de 100 euros.
Atendimento à imprensa: ascom@ibdfam.org.br