Notícias
IBDFAM lança primeiro concurso de artigos
Voltado para acadêmicos e professores, valoriza o Direito de Família plural
O Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM), por meio de suas comissões de Ensino Jurídico de Família e de Relações Acadêmicas, lança o Concurso de Artigos do IBDFAM. O objetivo é estimular a pesquisa acadêmica entre os associados do Instituto, oferecendo-lhes a oportunidade de ter suas pesquisas publicadas. Serão selecionados, pelos membros das comissões de Ensino Jurídico de Família e de Relações Acadêmicas, 14 artigos. Os artigos vencedores irão compor uma obra coletiva que será editada pelo Instituto.
Visando incentivar a escolha pelo Direito de Família desde a faculdade, dos 14 artigos que irão compor a obra, sete serão necessariamente de autoria ou coautoria de associados que estejam cursando a graduação. O restante será reservado a professores de Direito associados ao IBDFAM.
Segundo o presidente da Comissão de Relações Acadêmicas, Marcelo Luiz Bürger, o objetivo principal do concurso é oferecer aos professores e aos acadêmicos de graduação associados ao Instituto a oportunidade de publicarem suas pesquisas e escritos sobre Direito das Famílias e Sucessões. “O concurso de artigos ora lançado realiza o antigo desejo de levar o IBDFAM para dentro das faculdades, de modo a construir, desde os bancos acadêmicos, um Direito de Família mais humano e plural”, diz.
Ele explica que serão adotados como critérios de seleção: originalidade, pertinência temática, capacidade de síntese, fontes consultadas, conteúdo e redação. E que o concurso não se limita a apenas um tema, “preferindo acolher vários temas que ainda demandam maior discussão no cenário jurídico nacional. Afinal, esta é a cara do IBDFAM: a pluralidade”. Além disso, segundo ele, os temas eleitos para os artigos valorizam a interdisciplinariedade, o que permite aos associados de outras áreas de atuação, além do Direito, participar do concurso em igualdade de condições.
Os temas são: “Direito das Famílias/Sucessões e o CPC 2015”; “Guarda e direito de convivência”; “Ensino jurídico”; “Influência da doutrina na construção do Direito das Famílias/Sucessões contemporâneo”; “Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13146)”; “Novos contornos da pensão alimentícia”; “Temas de Direito das Famílias/Sucessões sob a perspectiva (alternativamente): I - da jurisprudência; II - dos Direitos Humanos; III - do Direito Internacional; IV - do Direito Penal; V - do Feminismo; VI - da Psicologia”.
“A participação dos associados só lhes trará vantagens. De um lado, poderá culminar na publicação de seu artigo, aprimorando seu curriculum, facilitando o ingresso em programas de mestrado e doutorado ou mesmo cumprindo exigências da IES em que lecione. De outro, o artigo permite ao autor contribuir efetivamente com a (re)construção de um Direito de Família que dê conta das demandas sociais, ao mesmo tempo em que dá visibilidade ao seu trabalho. Considerando que o IBDFAM já ultrapassou a marca de 9.000 associados, mesmo que a disponibilização da obra se dê apenas entre eles, já terá um enorme número de leitores”, destaca.
Atendimento à imprensa: ascom@ibdfam.org.br