Notícias
Maria Berenice Dias vai receber do Senado Comenda Dom Helder Câmara
A Comenda Dom Hélder Câmara será entregue à advogada Maria Berenice Dias, vice-presidente nacional do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM) e presidente da Comissão Nacional de Diversidade Sexual da OAB, nesta quarta-feira (2), às 11 horas, em sessão especial no Senado.
O Senado homenageia com a Comenda personalidades que atuaram de forma relevante na defesa dos direitos humanos no Brasil. Maria Berenice Dias destaca-se pelo combate à violência doméstica e foi a única gaúcha indicada no projeto 1000 Mulheres para o Prêmio Nobel da Paz em 2005. O conselho do prêmio é composto por um senador de cada partido político com representação no Senado
Além de Maria Berenice Dias, serão homenageados: Cesare de Florio La Rocca - criador do Centro Projeto Axé de Defesa e Proteção à Criança e ao Adolescente na Bahia, que visa transformar a história de crianças, adolescentes e jovens que vivem em situação de extrema pobreza; Gleice Francisca Machado nasceu na cidade de Goiás, fundadora e presidente da Associação Brasileira de Xeroderma Pigmentoso para dar suporte àqueles que sofrem com a doença de pele; Padre Paulo Roberto, um dos fundadores do Instituto de Câncer Joel Magalhães; Wellington Dantas Mangueira Marques, diretor-presidente da Fundação Renascer, foi secretário de Justiça e secretário da Segurança Pública de Sergipe e implantou a Polícia Comunitária, sob o lema "polícia cidadã para uma sociedade de cidadãos". O projeto tornou-se referência nacional. Também serão agraciados Yvonne Bezerra de Mello, fundadora e coordenado do Projeto Uerê, no Complexo da Maré (RJ), voltado às crianças com problemas de aprendizagem devido à violência. Exerceu a função de Conselheira de Direitos Humanos do Tribunal Penal Internacional e coordenou o programa "Jovens", do Ministério do Trabalho e Emprego. E Dom Moacyr José Vitti, homenagem in memorian. Dom Moacyr foi bispo auxiliar da Arquidiocese de Curitiba e Arcebispo Metropolitano. Por seis anos, trabalhou na Pastoral Vocacional e também foi conselheiro provincial no Paraná.
Dom Hélder Câmara - O bispo foi um dos fundadores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Ficou conhecido pela defesa dos direitos humanos durante o regime militar. Foi o único brasileiro indicado quatro vezes ao Prêmio Nobel da Paz. Destacou-se por pregar uma igreja simples, voltada para os pobres, e pela defesa de atitudes não violentas em todas as interações humanas.
Atendimento à imprensa: ascom@ibdfam.org.br