Notícias
Diretor nacional do IBDFAM é indicado para vaga no STF
Nesta terça-feira, dia 14, a presidente Dilma Rousseff indicou o jurista Luiz Edson Fachin para ocupar a 11ª vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo o advogado Rodrigo da Cunha Pereira, presidente do IBDFAM, Fachin marcará a diferença na Suprema Corte, como sempre faz em todos os lugares por onde passa. “Não só pela sua competência, como também pela sua ética do bem”, disse.
Luiz Edson Fachin é diretor nacional e um dos fundadores do IBDFAM. Graduado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (1980), é mestre e doutor em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986 e 1991, respectivamente); pós-doutor pelo Ministério das Relações Exteriores do Canadá (1994); pesquisador convidado do Instituto Max Planck, de Hamburg (DE); professor visitante do King’sCollege, de Londres; professor titular de Direito Civil da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná. É advogado e autor de vários livros.
O presidente do STF, Ricardo Lewandowski, disse que recebeu a informação com grande satisfação. Para o ministro, Fachin é um dos pioneiros do direito privado no país. O ministro Marco Aurélio ressaltou que Fachin é um grande nome para o Supremo.
O presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, saudou a indicação de Luiz Edson Fachin para o Supremo Tribunal Federal: "Advogado preparado, professor capaz, à altura dos desafios desta quadra histórica. A Suprema Corte vai incorporar ao seu colegiado uma grande contribuição para a guarda da Constituição da República. A OAB parabeniza a sociedade brasileira pela conquista, simbolizada pela indicação deste brasileiro digno, ético e leal aos valores constitucionais", finalizou o presidente Marcus Vinicius.
No STF, Fachin deverá assumir o acervo de processos que o ministro Ricardo Lewandowski deixou ao assumir a presidência da Corte. Fachin ocupará a vaga deixada pelo ex-ministro Joaquim Barbosa, que se aposentou em julho do ano passado. Ele ainda vai passar por sabatina no Congresso.
Leia abaixo íntegra da nota divulgada pelo Palácio do Planalto:??
"A presidenta Dilma Rousseff indicou, nesta terça-feira, 14 de abril, o advogado Luiz Edson Fachin para compor o quadro de ministros do STF, ocupando a vaga aberta com a aposentadoria do ministro Joaquim Barbosa. A indicação de Fachin, catedrático de Direito Civil da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná, professor visitante do King’sCollege, na Inglaterra, e pesquisador convidado do Instituto Max Planck, na Alemanha, será encaminhada ao Senado Federal para apreciação. O advogado Luiz Edson Fachin cumpre todos os requisitos necessários para o exercício do mais elevado cargo da magistratura do país".
Veja mais sobre a repercussão da indicação:
Atendimento à imprensa: ascom@ibdfam.org.br