Notícias
1º Congresso Gaúcho de Direito de Família origina livro que discute a relação entre vínculo afetivo e direto de família
Na configuração atual do direito de família é possível observar a formação de famílias plurais e instrumentais possibilitadas por novas características originadas na Constituição Federal de 1988, que reconheceu a significativa influência dos vínculos afetivos sobre casos judiciais relacionados ao Direito de Família.
Estas profundas transformações familiares e sua relação com o Direito têm sido repensadas constantemente pelo Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM), pois desloca e modifica a antiga realidade do Direito. Com o intuito de discutir estas questões e suas interlocuções na prática do Direito de Família, Sucessões e Direitos das Crianças e Adolescentes, o IBDFAM/RS realizou o 1º Congresso Gaúcho de Direito de Família em parceria com a Ordem dos Advogados do Rio Grande do sul (OAB- RS) e a Prefeitura de Santa Cruz do Sul.
Com o tema “O Direito no lado esquerdo do peito”, o encontro foi promovido entre os dias 15 e 17 de maio na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e reuniu os especialistas Bráulio Dinarte da Silva Pinto, Dimas Messias de Carvalho, Fabiana Marion Spengler, João Aguirre, Joyceane Bezerra de Menezes, Letícia Ferrarini, Letícia Loureiro, Rolf Madaleno e Simone Tassinari Cardoso.
O encontro deu origem a um livro que reúne as discussões de acadêmicos e profissionais das áreas do Direito, Serviço Social e Psicologia sobre temas como a alienação parental, planejamento sucessório, multiparentalidade, aspectos processuais sobre alimentos, mediação familiar, bioética e o Direito de Família.
A publicação, organizada pelo advogado Conrado Paulino da Rosa, presidente do IBDFAM do Rio Grande do Sul, e a advogada Liane Maria Busnello Thomé, pode ser solicitada a assessora de comunicação do IBDFAM/RS através do email secaors@ibdfam.org.br.
Atendimento à imprensa: ascom@ibdfam.org.br