Notícias
Semana discute o enfrentamento à violação dos direitos do idoso
Dados indicam que é dentro de sua própria casa que o idoso tem seus direitos violados
Entre os dias 10 a 15 de junho acontece a II Semana de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa, com objetivo de estimular a prevenção e o enfrentamento à violação dos direitos do idoso. O evento acontece em Brasília e é realizado pela Secretaria Especial do Idoso (SEI).
De acordo com o secretário do Idoso Ricardo Quirino, no ano de 2012 foram registrados 232 casos de denúncias por meio da Ouvidoria da SEI (Secretaria do Idoso). Desse total, 110 (47,41 %) foram denúncias de maus tratos, seguidos por negligência - 35 casos (57,3%), violência psicológica – 23 casos (37,7%), violência financeira – 07 casos (11,4%), violência física – 11 casos (18%), abandono – 21 casos (34,4%), autonegligência – 3 casos (4,9%).
No primeiro semestre de 2013, a SEI registrou 60 denúncias de violência contra a pessoa idosa, sendo abandono – 20 casos (33,3%), negligência – 20 casos (33,3%), violência física – 13 casos (21,66%). "A violência contra a pessoa idosa é um fenômeno que cada vez mais ganha visibilidade em nossa sociedade, algo que vem acontecendo em todo o mundo", acrescenta o Secretário.
Para a defensora pública Claudia Aoun Tannuri, da 7ª Defensoria Pública da Família de São Paulo, a preocupação com a população idosa é um fenômeno recente. O Estatuto do Idoso (Lei 10.741), por exemplo, foi sancionado em 2003. “Com o aumento da população idosa, o descaso acabou aflorando. Por isso, ter uma semana para discutir o assunto é de extrema importância para dar visibilidade aos direitos da pessoa idosa”, afirmou.
Claudia defende a necessidade de ações preventivas como a conscientização da população, principalmente dos filhos, sobre a necessidade em garantir esses direitos. Dados da ouvidoria da SEI apontam que o perfil do agressor continua sendo na maioria filhos - 37 casos, seguido por parentes – 14 casos, e terceiros – 15 casos. Quanto ao gênero, a mulher é mais atingida pela violência - Sexo masculino – 26 casos e Sexo feminino - 48 casos “O filho tem a obrigação de dar apoio. É uma troca, assim como o pai cuidou do filho, o filho, agora capaz, tem a obrigação de cuidar do pai”, disse.
O dia 15 de junho marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, e foi declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção, em 2006.
Atendimento à imprensa: ascom@ibdfam.org.br