Notícias
Promoção para associados
Concorra à obra "Direito Civil-Sucessões", novo livro do jurista Paulo Lôbo, diretor nacional do IDDFAM. Para participar, envie até o dia 22 de maio uma mensagem para o e-mail comunicacao@ibdfam.org.br definindo em resumo a importância do Direito das Sucessões, na contemporaneidade. Uma comissão irá escolher a melhor frase enviada. Participe!
A obra integra o curso de direito civil do autor, composto em seis volumes, com temas distribuídos em quatro blocos: conceitos gerais e comuns às espécies de sucessões, sucessão legítima, sucessão testamentária e partilha.
Segundo o autor, buscou-se “compreender criticamente a evolução do direito das sucessões no âmbito do direito brasileiro e, principalmente, nos valores e princípios que a Constituição de 1988 absorveu e nos dados de realidade, que estão a demonstrar que a população, majoritariamente, acolhe o sistema de sucessão legal por ser o mais solidário, com utilização residual de testamentos”.
Paulo Lôbo é um dos mais respeitados civilistas da atualidade e suas obras refletem os grandes temas que agitam a sociedade contemporânea, com ênfase no papel central da pessoa humana nas relações privadas e na redução progressiva do “quantum despótico”, para usar uma categoria de Pontes de Miranda, que o autor tanto aprecia.
O jurista participou, no ano passado, juntamente com Giselda Hironaka, também diretora nacional do IBDFAM, da atualização dos seis volumes do Tratado de Direito Privado, publicados pela editora RT, destinados às sucessões hereditárias. A atualização respeitou o texto originário de Pontes de Miranda, consistindo em notas de legislação, doutrina e jurisprudência.
Atendimento à imprensa: ascom@ibdfam.org.br