Notícias
Projeto pioneiro no país é lançado em São Paulo
A Oficina de Pais e Filhos, projeto pioneiro no Brasil, foi lançada, no dia 14 de março, na comarca de São Vicente, em São Paulo. O projeto é realizado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), com o apoio e acompanhamento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e tem como objetivo auxiliar os pais e os filhos (adolescentes e crianças) a enfrentar as consequências do divórcio e dos conflitos familiares reduzindo traumas decorrentes das mudanças das relações na família.
A juíza Vanessa Aufiero da Rocha, coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de São Vicente (CEJUSC) e membro do IBDFAM, explica que as oficinas serão realizadas todas as quintas-feiras, das 14 às 18 horas, na comarca de São Vicente e atenderá dez famílias por dia. Durante a oficina, são apresentados vídeos e distribuídas cartilhas, além de contar com a orientação de psicólogos, assistentes sociais e advogados. Sobre a dinâmica das oficinas, Vanessa explica que são disponibilizadas duas salas para os adultos, uma para crianças de 07 a 11 anos e outra para crianças entre 12 e 17 anos. Enquanto os adultos recebem orientações e conversam sobre diversos assuntos relacionados a comunicação na família, conflitos e suas consequências, as crianças participam de atividades lúdicas para expressar seus sentimentos. No final da oficina, as famílias se unem novamente e assistem ao vídeo final.
“A Oficina foi um sucesso absoluto. Os pais e os filhos adoraram, ficaram emocionados e sentiram-se muito tocados. Todos responderam, na ficha de avaliação, que a oficina causou um grande impacto às suas vidas e que, doravante, eles refletirão melhor sobre as relações parentais. No final, a família passa a se enxergar de outra forma”, relata.
De acordo com Vanessa Aufiero o objetivo é que o projeto seja difundido para todo o Estado e, posteriormente, para todo o Brasil. O projeto foi desenvolvido com o apoio de psicólogos e com base em iniciativas já existentes em outros países como Canadá e Estados Unidos. O principal objetivo é transmitir aos pais técnicas apropriadas de comunicação na família, ensinamentos a respeito das consequências que os conflitos proporcionam aos filhos, informações legais sobre alienação parental, guarda, visitas e alimentos.
Atendimento à imprensa: ascom@ibdfam.org.br