Notícias
IBDFAM promove curso sobre afetividade e cuidado no Direito das Famílias em parceria com a Universidade de Coimbra
O Instituto Brasileiro de Direito das Famílias e Sucessões – IBDFAM, em parceria com o Centro de Direito da Família da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra – CDF, encerra nesta sexta-feira (23) o Curso de Especialização em Direito das Famílias, Crianças e Jovens, realizado entre 19 e 23 de janeiro de 2026, em formato híbrido, com atividades presenciais em Coimbra, Portugal, e transmissão on-line.
Com o tema “A afetividade e o cuidado como valores jurídicos na perspectiva luso-brasileira”, o curso reuniu juristas, magistrados, advogados, assistentes sociais, defensores públicos e pesquisadores do Brasil e de Portugal, promovendo um intenso diálogo interdisciplinar e comparado sobre os desafios contemporâneos das relações familiares, da proteção de crianças e jovens e da atuação dos operadores do Direito.
A programação contou com a participação de docentes de referência internacional, entre eles Rodrigo da Cunha Pereira, presidente nacional do IBDFAM e Maria Berenice Dias, vice-presidente nacional do Instituto, que participaram da aula inaugural sobre a afetividade e o cuidado no Direito das Famílias.
Ao longo da semana, temas como a função social dos operadores jurídicos, relações parentais e seus impactos jurídicos, psicológicos e sociais, filiação e registro civil, novas configurações familiares, adoção, abandono material e afetivo e relações digitais, afeto e cuidado foram debatidos por especialistas como Paula Távora Vítor, Paulo Guerra, Ana Gerbase, Madalena Alarcão, Ricardo Calderón, Fernanda Barretto, Silvana do Monte Moreira, Ana Rita Alfaiate, Geraldo Rocha Ribeiro, Ana Carla Harmatiuk Matos, Patrícia Sanches, entre outros nomes de destaque da comunidade jurídica e acadêmica luso-brasileira.
O curso também proporcionou aos participantes uma experiência acadêmica e institucional na Universidade de Coimbra, incluindo atividades culturais e de integração, fortalecendo a cooperação internacional e o intercâmbio científico entre os dois países.
A iniciativa reafirma o compromisso do IBDFAM com a formação qualificada, interdisciplinar e humanizada no campo do Direito das Famílias, Crianças e Jovens, valorizando a afetividade e o cuidado como pilares fundamentais da atuação jurídica contemporânea. Os participantes receberão certificado de 30 horas, correspondente à carga horária total da especialização.
Anote na agenda!
Em breve estarão abertas as inscrições para a próxima edição do curso, que acontecerá entre os dias 18 e 22 de janeiro de 2027, com vagas limitadas.
Atendimento à imprensa: ascom@ibdfam.org.br