Notícias
Comissão de Pesquisa do IBDFAM e UERJ abrem edital para projeto sobre biotecnologias
A Comissão Nacional de Pesquisa do Instituto Brasileiro de Direito das Famílias e Sucessões – IBDFAM, em parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, divulga o Edital 1/2026 para seleção de participantes do projeto de pesquisa “As Repercussões das Biotecnologias no Direito das Famílias e das Sucessões”.
A iniciativa é conduzida pelo Grupo de Pesquisa “Núcleo de Estudos e Pesquisas em Biodireito”, vinculado ao Departamento de Direito Civil da UERJ, e será executada ao longo de 2026, com foco na análise crítica dos impactos jurídicos, éticos e sociais decorrentes dos avanços das biotecnologias no âmbito das relações familiares e sucessórias.
As inscrições estarão abertas de 15 de janeiro a 20 de fevereiro de 2026, e o processo seletivo oferece 16 vagas, sendo 8 destinadas a alunos regularmente matriculados no Programa de Pós-Graduação em Direito da UERJ (mestrado ou doutorado) e 8 voltadas a membros efetivos da Comissão Nacional de Pesquisas do IBDFAM.
Os interessados deverão encaminhar inscrição por e-mail para ibdfampesquisa@gmail.com, com o assunto “Núcleo de Estudos e Pesquisas em Biodireito”, anexando Currículo Lattes atualizado e carta de motivação, com informações sobre formação acadêmica, razões para participação no projeto e disponibilidade de tempo.
A seleção será realizada pelos professores Vitor de Azevedo Almeida Junior e Maria Fernanda César Las Casas de Oliveira, considerando critérios como experiência acadêmica, aderência aos objetivos do projeto e disponibilidade para participação. Não caberá recurso quanto ao resultado da seleção.
Os participantes selecionados atuarão por um ano, com atividades quinzenais, incluindo discussões coletivas presenciais e virtuais, elaboração de artigos científicos individuais ou em coautoria e colaboração na organização de eventos acadêmicos destinados à divulgação dos resultados da pesquisa.
A íntegra do edital está disponível no site do IBDFAM. Acesse.
Atendimento à imprensa: ascom@ibdfam.org.br