Notícias
Instituto da Família é lançado em Luanda e reforça atuação internacional em diálogo com o IBDFAM
Foi inaugurado nessa quarta-feira (3), em Luanda, Angola, o Instituto da Família, concebido para estimular iniciativas sociais e acadêmicas dedicadas à proteção e ao fortalecimento dos laços familiares. A iniciativa soma-se a esforços já promovidos pelo Instituto Brasileiro de Direito das Famílias e Sucessões – IBDFAM, que possui núcleo local e participa do fortalecimento da pauta nos países de língua portuguesa.
Inspirado pelo primeiro Congresso Internacional de Direito da Família, realizado em 2023, o Instituto pretende responder aos desafios sociais, econômicos e culturais que marcam a vida das famílias angolanas, promovendo uma abordagem que concilia tradição e dinâmicas contemporâneas.
O objetivo do Instituto, que tem como lema “Acolher, Cuidar e Respeitar”, é desenvolver iniciativas dedicadas à valorização da família, atuando em articulação com os mais variados órgãos do Estado num espírito de complementaridade institucional, além de contribuir para a promoção dos valores da família angolana, conciliando a herança cultural com os desafios impostos pelas transformações sociais.
Entre os fundadores, estão o presidente do núcleo do IBDFAM em Angola, o juiz Arlindo da Silva Castro, e a vice-presidente, a advogada Iracelma Medeiros-Filipe. A lista de fundadores também inclui a Primeira-Dama de Angola, Ana Dias Lourenço, o professor José Octávio Serra Van-Dúnem e o professor Carlos Maria Feijó.
Conforme os fundadores, o Instituto da Família é criado em um contexto de mudanças profundas na organização e no bem-estar das famílias em Angola, razão pela qual se propõe ser um espaço de estudo, reflexão e intervenção, orientado para o fortalecimento dos laços familiares, a proteção dos direitos humanos e o incentivo a uma convivência comunitária mais justa e solidária.
Atendimento à imprensa: ascom@ibdfam.org.br