Notícias
XV Congresso Nacional do IBDFAM conquista selo de “Evento Neutro” e reforça compromisso com a sustentabilidade
O XV Congresso Brasileiro de Direito das Famílias e Sucessões do IBDFAM recebeu o selo “Evento Neutro” como reconhecimento da compensação das emissões de carbono geradas durante o Congresso, que aconteceu entre 29 e 31 de outubro, em Belo Horizonte. O evento foi totalmente planejado e executado de acordo com os padrões de Environmental, Social and Governance – ESG.
A ação foi certificada pela Eccaplan, por meio do programa “Evento Neutro”, que reconheceu o compromisso ambiental do Instituto Brasileiro de Direito das Famílias e Sucessões – IBDFAM, com apoio da empresa Recicla – contratada para a gestão ambiental do Congresso.
De acordo com o levantamento, o XV Congresso Nacional do IBDFAM gerou 11.365 kg de CO₂, totalmente compensados com a neutralização de 12.000 kg de CO₂ — o equivalente a 12 créditos de carbono — por meio do projeto de energia renovável da Usina Hidrelétrica Salto Pilão.
O certificado reconhece o compromisso do IBDFAM com a sustentabilidade e os esforços para implantar práticas responsáveis em seus eventos científicos e institucionais. Ao compensar as emissões de carbono, o Congresso nacional do Instituto destaca-se como um exemplo de evento consciente, que valoriza o meio ambiente e estimula a adoção de ações ambientais positivas no setor jurídico.

Evento Neutro
O selo “Evento Neutro” é uma iniciativa voluntária para organizações que se preocupam com as mudanças climáticas e estão comprometidas com a descarbonização e sustentabilidade.
O projeto social apoiado é a Usina Hidrelétrica Salto Pilão, que produz energia renovável com baixo impacto ambiental, diminuindo a dependência de usinas termelétricas a combustíveis fósseis e, consequentemente, reduzindo emissões de gases de efeito estufa. Localizada em Santa Catarina, a usina utiliza apenas 0,15 km² de área inundada para atender 1 milhão de habitantes. Para preservar os recursos naturais, foram implementados 24 programas ambientais que são continuamente monitorados, contribuindo para a sustentabilidade econômica e social da região. Com o projeto, mais de 4.500 toneladas de carbono foram evitadas, e mais de 450 pessoas beneficiadas.
Compensação
A compensação das emissões de carbono é feita da seguinte forma: os deslocamentos, consumo de energia e geração de resíduos emitem gases de efeito estufa; essas emissões são quantificadas em Kg de CO2, com base em uma metodologia reconhecida internacionalmente; um projeto ambiental certificado que absorveu a mesma quantidade de carbono é apoiado; esse projeto é recompensado financeiramente pela compensação de carbono; assim a empresa recebe o selo e certificado do programa de compensação de carbono.
ESG
O XV Congresso Brasileiro de Direito das Famílias e Sucessões do IBDFAM também contou com destinação correta de resíduos, incluindo a separação e o encaminhamento de materiais recicláveis, reduzindo impactos e promovendo conscientização ecológica entre os mais de 2 mil participantes.
Além disso, por meio da Estação Circular, os congressistas puderam entregar embalagens e acumular pontos para trocar por kits plantio, incentivando práticas sustentáveis e o engajamento ambiental durante o evento.
Leia mais: Congresso do IBDFAM adota práticas sustentáveis e garante acessibilidade aos participantes
Por Débora Anunciação
Atendimento à imprensa: ascom@ibdfam.org.br