Notícias
Câmara analisa projeto que cria auxílio a cuidadores de pessoas com deficiência
Está em análise na Câmara dos Deputados um projeto de lei que cria o Programa Auxílio Cuidar Mais, destinado ao apoio financeiro de cuidadores de pessoas com deficiência beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada – BPC.
A proposta foi recentemente aprovada pela Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, sob o substitutivo da relatora, deputada Dayany Bittencourt (União-CE), ao Projeto de Lei 461/2024, do deputado Eduardo da Fonte (PP-PE), e ao 847/2024, apensado.
Pelo texto, a pessoa legalmente responsável por pessoa com deficiência que seja titular do BPC terá direito ao recebimento de auxílio no valor de 25% do benefício.
O direito ao recebimento do auxílio cessará com a morte da pessoa com deficiência. A pessoa legalmente responsável pela pessoa com deficiência poderá acumular o auxílio com o recebimento de outros benefícios previdenciários e assistenciais, desde que sejam equivalentes ao valor de um salário mínimo.
Para financiar o programa, a proposta prevê o aumento da Cofins paga pelas instituições financeiras de 4% para 5,5%.
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado agora pelas comissões de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, o texto precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.
Atendimento à imprensa: ascom@ibdfam.org.br