Notícias
“Precisamos falar sobre ‘Adolescência’”: podcast Direito de Família & Arte aborda minissérie da Netflix

A minissérie “Adolescência”, da Netflix, é o foco do novo episódio do podcast Direito de Família & Arte, do Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM, já disponível no Spotify.
As advogadas Fernanda Leão Barretto e Luciana Brasileiro, presidente e vice-presidente da Comissão de Direito de Família & Arte do IBDFAM, recebem a também advogada Silvia Felipe Marzagão, presidente da Comissão de Direito de Família da OAB São Paulo, para uma conversa sobre o impacto da minissérie e as questões urgentes que ela aborda.
“A série evidencia o poder da arte em promover debates e ensejar diálogos. Ela nos atinge de forma direta e provoca reflexões”, diz Fernanda Barretto. “Cada episódio enfoca uma instância diferente, mostrando que o digital não pode ser tratado por apenas um setor da vida – a responsabilidade é de todos.”
"Adolescência" conta a história de Jamie, um adolescente de 13 anos da Inglaterra acusado de matar uma colega de escola a facadas. Em quatro episódios, cada um deles filmado em uma tomada contínua, ou seja, sem cortes, o espectador acompanha um momento após o crime: um dia depois, três dias, sete meses e, finalmente, 13 meses.
No podcast, Luciana Brasileiro destaca que o personagem central da série é “um menino que teve tudo, foi criado com afeto, mas que só conseguiu expressar sua frustração e desejo de ser viril por meio da violência contra uma mulher”.
Para Silvia Marzagão, “Adolescência” promove uma crítica contundente à romantização da privacidade infantil e reafirma que o controle exercido pelos pais é não apenas necessário, mas também legítimo no processo de proteção e formação dos filhos.
“Estamos inseridos num campo de ódio profundo. As big techs ganham dinheiro com isso. O ódio engaja. Crianças e adolescentes não têm direito absoluto à privacidade. Limitar esse direito, no dia a dia, faz parte do trabalho parental. É cansativo, mas necessário”, alerta.
O episódio também discute o chamado abandono digital, conceito ainda em construção no campo jurídico que se refere à omissão dos responsáveis legais – pais, mães ou tutores – em acompanhar, orientar e supervisionar o uso da internet, redes sociais, jogos on-line e outras tecnologias digitais por crianças e adolescentes. Confira o bate-papo completo no Spotify:
O podcast Direito de Família & Arte é uma iniciativa da Comissão de Direito de Família e Arte do IBDFAM. O programa tem como objetivo democratizar o entendimento do Direito das Famílias por meio da relação de temas jurídicos com as mais variadas manifestações artísticas.
Por Guilherme Gomes
Atendimento à imprensa: ascom@ibdfam.org.br