Notícias
Idoso de 71 anos é vítima duas vezes do “golpe do amor” e caso chama atenção da Polícia Civil
O caso de um homem de 71 anos que caiu no chamado “golpe do amor” e perdeu mais de R$ 2 mihões chamou a atenção da Polícia Civil após ele ter sido enganado duas vezes pelo mesmo tipo de crime. A informação é do site de notícias G1.
Em um primeiro golpe, o homem transferiu diversas quantias para um grupo que se passava por uma mulher. Os criminosos fingiram ser uma americana nas redes sociais. Utilizando um perfil falso, a quadrilha criou a identidade de uma suposta investidora, que prometia ao homem vir ao Brasil para conhecer a vítima pessoalmente.
Uma das estratégias da quadrilha era prometer o envio de presentes luxuosos, como joias, sob a condição de que o idoso arcasse com "taxas" de impostos, alfândega e tributos relacionados a encomendas internacionais.
Após a família descobrir a quantia que o idoso estava perdendo, foi buscar ajuda e registrou o caso na polícia. Contudo, o homem seguiu fazendo os depósitos às escondidas. Os familiares precisaram conter o acesso do homem à internet. No entanto, o idoso foi novamente enganado em um outro golpe posterior com a mesma narrativa.
A Polícia Civil iniciou uma investigação que levou à operação que identificou 13 suspeitos de envolvimento no esquema criminoso. Seis deles foram presos em cidades do Estado de São Paulo, como São Paulo (capital), Santo André, Guarulhos, Ferraz de Vasconcelos e Osasco.
O caso está sendo investigado como estelionato qualificado, associação criminosa e lavagem de dinheiro.
A Polícia Civil considera o caso extremamente raro devido à repetição das fraudes, o que aumenta a complexidade da investigação. Além disso, as autoridades conseguiram bloquear uma mínima porcentagem do valor transferido, mas quase tudo foi perdido e não poderá ser recuperado.
Atendimento à imprensa: ascom@ibdfam.org.br