Notícias
Interdisciplinaridade é o tema da 75ª edição da Revista Informativa do IBDFAM

O diálogo entre o Direito das Famílias e das Sucessões com outras áreas do conhecimento é o tema da 75ª edição da Revista Informativa do IBDFAM, exclusiva para associados ao Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM.
A publicação, já disponível on-line, mostra que não são raras as vezes em que os profissionais dessas áreas precisam dominar outras fontes de conhecimento para enfrentar as demandas do cotidiano na prática jurídica, especialmente aquelas que se relacionam com a sensibilidade humana.
Esta edição traz uma entrevista exclusiva com a psicóloga, psicanalista e mediadora Giselle Câmara Groeninga, diretora nacional de Interdisciplinaridade do IBDFAM. Ela aponta os princípios que norteiam a interdisciplinaridade na seara do Direito das Famílias.
Na matéria de capa, especialistas explicam porque a Justiça precisa da Psicanálise para lidar com o humano. Vice-diretora de Interdisciplinaridades do IBDFAM, a psicanalista e psicóloga Claudia Pretti defende que os estudos da psique humana trazem observações valiosas. O psicólogo e psicanalista Sidney Shine, membro do Instituto, pontua que, como o Direito das Famílias lida com questões emocionais, o componente psicológico também está presente. Já o advogado Eduardo Vasconcelos dos Santos Dantas, presidente da Comissão de Biodireito e Bioética do IBDFAM, acrescenta que a interlocução entre Direito das Famílias e Biodireito aborda uma série de temas complexos que necessitam da interdisciplinaridade para serem tratados.
Esta edição da Revista Informativa do IBDFAM também traz uma matéria que aborda como outros ramos do Direito, como o Empresarial, impactam as Famílias e Sucessões. O tema é discutido pelo advogado e professor Rodrigo Toscano de Brito, presidente da Comissão de Empresas e Holding do IBDFAM, pelo advogado e professor Mário Luiz Delgado, diretor nacional do Instituto, e pela advogada Líbera Copetti Truzzi, presidente da Comissão do Agronegócio, Famílias e Sucessões do IBDFAM.
A publicação também trata das formas como a arte ajuda a entender múltiplas realidades e a aprofundar conceitos jurídicos, com comentários das advogadas Fernanda Barretto e Luciana Brasileiro, presidente e vice-presidente da Comissão de Direito e Arte do IBDFAM, respectivamente.
O conteúdo da Revista Informativa do IBDFAM é exclusivo para assinantes. Associe-se agora e garanta o seu exemplar da 75ª edição, além do acesso on-line a outros números já publicados.
Atendimento à imprensa: ascom@ibdfam.org.br