Notícias
Mediações familiares pautam artigo da Revista IBDFAM
O artigo “A importância do olhar sistêmico nas mediações familiares nos Núcleos de Práticas Jurídicas – NPJ” está entre os destaques da 62ª Revista IBDFAM: Famílias e Sucessões. O texto é de autoria conjunta entre as especialistas Daniela Rocha Teixeira e Acácia da Silva Soares.
De acordo com Daniela Rocha, o artigo aborda aspectos do olhar sistêmico nas mediações realizadas nos Núcleos de Prática Jurídicas. “Fazemos parte de uma ‘teia de relações’ e responsabilidades, da qual as partes isoladas não conseguem mostrar a sua verdadeira essência.”
“O olhar sistêmico na mediação é aquele que busca considerar o máximo de inter-relações, revelando o contexto, os sentimentos, as histórias de vida, a cultura, as dores, para facilitar o caminho das partes chegarem na melhor solução. Alguns exemplos de casos práticos, ao final do texto, ajudam a revelar esses aspectos”, aponta a autora.
Segundo a especialista, muitas demandas dos Núcleos de Práticas Jurídicas, e das mediações feitas, inclusive nos CEJUSCs do país, envolvem questões de Direito das Famílias e Sucessões.
“Assim, para uma efetividade dos acordos e, quiçá, até resgate de laços, pois não se trata de uma negociação empresarial, mas de sentimentos envolvidos, é importante que esse olhar sistêmico esteja presente”, afirma.
A íntegra do texto está disponível na Revista Científica, exclusiva para assinantes. A publicação é totalmente editada e publicada pelo Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM, e tem certificação B2 no Qualis, ranking da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes.
Atendimento à imprensa: ascom@ibdfam.org.br