Notícias
Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento será aprimorado, anuncia CNJ
Na semana em que se celebra o Dia Nacional da Adoção (25 de maio), o Conselho Nacional de Justiça – CNJ anunciou a implementação de melhorias no Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento – SNA. De acordo com o presidente do CNJ, ministro Luís Roberto Barroso, o objetivo é “oferecer uma Justiça cada vez mais garantidora do direito à convivência familiar por meio da adoção, quando esta for a melhor medida”.
Na última sessão ordinária do órgão, quando foram apresentados os novos recursos da plataforma, o ministro destacou que há, atualmente, 4.802 crianças e adolescentes aptos à adoção no Brasil e 36.331 pretendentes habilitados. Os dados completos estão disponíveis no Painel de Acompanhamento do sistema.
As mudanças pretendem tornar a experiência do SNA mais intuitiva e fácil para o usuário. Para isso, serão facilitados os uploads de documentos, laudos, certidões, fotos dos pretendentes. O acesso dos pretendentes ao cadastro das crianças também será aperfeiçoado por meio do aprimoramento do trabalho da Busca Ativa.
O aperfeiçoamento também deve aprimorar a comunicação dos tribunais com a Plataforma Digital do Poder Judiciário – PDPJ.
Atendimento à imprensa: ascom@ibdfam.org.br