Notícias
Impactos da Inteligência Artificial no Direito das Famílias são tema da 74ª edição da Revista Informativa do IBDFAM
Muito embora tenha origem no século passado, a Inteligência Artificial – IA nunca esteve tão em alta quanto agora. A tecnologia desafia diversas áreas da vida humana e o Direito das Famílias não está imune às mudanças que ela traz.
A 74ª edição da Revista Informativa do IBDFAM, exclusiva para associados do Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM, apresenta casos que mostram o uso da IA comentados por especialistas. Nas páginas da revista, eles apontam os impactos mais notáveis da tecnologia no Direito das Famílias e no Poder Judiciário como um todo.
A publicação traz uma entrevista exclusiva com a advogada Patrícia Corrêa Sanches, presidente da Comissão Nacional de Tecnologia do IBDFAM. Segundo ela, a Inteligência Artificial já é um assunto do cotidiano, capaz de impactar as mais diversas áreas de nossas vidas sem que nem sequer nos demos conta. Na entrevista, ela cita exemplos práticos da onipresença da IA e os benefícios para a Justiça.
Na matéria de capa, especialistas apontam revoluções profundas e estruturais com o avanço tecnológico. Vice-presidente da Comissão Nacional de Tecnologia do IBDFAM, o advogado e professor Marcos Ehrhardt Jr. destaca que é preciso definir o conceito do que se denomina genericamente como Inteligência Artificial. Já Bruno Zampier, professor de Direito Civil, Doutor em Direito Privado e Delegado da Polícia Federal, analisa o Marco Legal da Inteligência Artificial, em análise no Congresso Nacional. Por fim, Reinaldo de Oliveira Dutra, juiz auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça de Goiás – TJGO, explica o funcionamento da Busca Eletrônica em Registros usando Linguagem Natural – Berna, programa que identifica e unifica grandes volumes de demandas judiciais que compartilham
o mesmo fato e tese jurídica na petição inicial.
Esta edição da Revista Informativa do IBDFAM também traz uma matéria que aborda as implicações éticas e as mudanças normativas necessárias na Justiça, tema discutido por Isabella Paranaguá, diretora nacional do IBDFAM, Anderson Schreiber e Helio Sischini de Carli, membros do Instituto.
A publicação também traz um panorama da IA na atualidade e os projetos que tratam do tema no Congresso Nacional, com comentários da pesquisadora Dora Kaufman e da advogada Fernanda Las Casas, presidente da Comissão Nacional de Pesquisas do IBDFAM.
O conteúdo da Revista Informativa do IBDFAM é exclusivo para assinantes. Associe-se agora e garanta o seu exemplar da 74ª edição, além do acesso on-line a outros números já publicados.
Atendimento à imprensa: ascom@ibdfam.org.br