Notícias
Levantamento da OAB mostra número de advogados e advogadas que atuam no Direito das Famílias e Sucessões no Brasil
O Brasil tem mais de 1,3 milhão de advogados e advogadas, segundo o Perfil ADV – 1º Estudo Demográfico da Advocacia Brasileira, realizado em colaboração entre a Ordem dos Advogados do Brasil – OAB Nacional e a Fundação Getúlio Vargas – FGV Justiça. Desses, 14% atuam no Direito das Famílias e Sucessões.
De acordo com a pesquisa, 50% dos profissionais são mulheres, enquanto 49% são homens. O 1% restante se identifica com outras identidades de gênero.
No que diz respeito à vida familiar, mais da metade dos advogados é casada, vive em união estável ou união informal: 58%.
Os homens que têm filhos são mais numerosos do que as mulheres: 42% das advogadas são mães, enquanto 57% dos advogados são pais.
Além disso, 26% das advogadas são mães solo – ou seja, cuidam sozinhas de seus filhos. Entre os homens, o número é de 8%.
Pesquisa começou em agosto de 2023
Criado com o objetivo de traçar um perfil dos advogados e advogadas no Brasil, o Perfil ADV – 1º Estudo Demográfico da Advocacia Brasileira conta com dados de 20.885. A pesquisa começou em agosto de 2023 e foi divulgada em 26 de abril último.
De acordo com a OAB Nacional, o Estudo “traz informações de amplo interesse de gestores, profissionais da Educação Superior e empregadores quanto ao presente e ao futuro desse campo profissional”.
As informações foram coletadas por meio de um questionário, elaborado pela FGV Justiça e aprovado pela OAB, composto por 42 perguntas, com as seguintes áreas temáticas: características sociodemográficas; atuação profissional; saúde e qualidade de vida; meios de informação; opinião sobre as condições gerais para a atuação da Advocacia no Brasil e satisfação com a atuação; uso da tecnologia; respeito às prerrogativas e aos honorários; uso de serviços utilizados pelo sistema OAB.
Atendimento à imprensa: ascom@ibdfam.org.br