Notícias
Famílias monoparentais femininas são destaque no V Congresso Baiano e I Encontro Nordestino de Direito das Famílias e Sucessões
O V Congresso Baiano e I Encontro Nordestino de Direito das Famílias e Sucessões, promovido pelo Instituto Brasileiro de Direito de Família, seção Bahia – IBDFAM-BA, marcado para os dias 24, 25 e 26 de abril, terá palestra exclusiva sobre “Famílias Monoparentais Femininas e Alimentos”. O tema será analisado pela vice-presidente da Comissão de Direito e Arte do IBDFAM, Luciana Brasileiro.
A conferência faz parte do painel 10 “Famílias e Vulnerabilidade Econômica”, que também contará com palestras de Rolf Madaleno e Ainah Angelini. Inscreva-se e garanta a sua presença no evento.
Luciana Brasileiro reconhece que o tema envolve um recorte de gênero, do ponto de vista do cuidado. “As mulheres ainda são as maiores protagonistas do trabalho doméstico, o que as coloca, sem dúvida, num lugar muito menos privilegiado no mercado de trabalho.”
Segundo a especialista, o trabalho doméstico é romantizado e invisibilizado pela sociedade, “que segue afirmando que o papel da mulher é do cuidado, por ser de sua natureza”.
“Em verdade, precisamos enfrentar esse debate e confrontar as decisões judiciais de alimentos, que terminam colocando as mulheres em lugares cada vez mais vulnerabilizados, sempre à margem do real padrão de vida da família”, afirma.
Atendimento à imprensa: ascom@ibdfam.org.br