Notícias
Serviço de registros públicos on-line estará disponível para Judiciário até março
Até março deste ano, os serviços de registros públicos em meio eletrônico estarão disponíveis em uma plataforma única para uso exclusivo do Poder Judiciário. A iniciativa do Serp-Jud, que está em fase experimental, antecede a implantação do Sistema Eletrônico dos Registros Eletrônicos Públicos – SERP.
O projeto de incorporação das soluções tecnológicas desenvolvidas para o segmento registral brasileiro é coordenado pela Corregedoria Nacional de Justiça. A fase é necessária aos testes de conceitos, ao monitoramento e à avaliação de aspectos concernentes à segurança, transparência, proteção de dados, funcionalidade e desempenho, bem como à prospecção de desafios e das soluções mais adequadas.
Conforme informações do CNJ, o Serp-Jud inclui, em sua centralização de serviços, a Penhora On-line. A ferramenta possibilita a realização de pedidos de certidões, envios de mandados judiciais, arrestos, sequestros e conversão de arrestos em penhoras.
Outra funcionalidade é a Central Nacional de Indisponibilidade de Bens – CNIB, que recebe e divulga ordens de indisponibilidade que atinjam patrimônio imobiliário indistinto.
SERP
O SERP foi instituído pela Lei Federal 14.382/2022 com objetivo de modernizar e unificar sistemas de cartórios em todo o país e permitir registros e consultas pela internet.
Para isso, o sistema permite o atendimento remoto aos usuários dos registros públicos por meio da internet; a recepção e o envio de documentos e títulos; a expedição de certidões; a prestação de informações em formato eletrônico e a visualização eletrônica dos atos transcritos, registrados ou averbados nos cartórios, entre outras possibilidades.
Leia mais: Nova Lei de Registros Públicos desburocratiza e traz mais celeridade aos cartórios brasileiros
Atendimento à imprensa: ascom@ibdfam.org.br