Notícias
Inteligência Artificial reduz o tempo de tramitação processual na Justiça goiana
Desenvolvida pelo Tribunal de Justiça do Estado de Goiás – TJGO, a ferramenta de Inteligência Artificial Busca Eletrônica em Registros, usando Linguagem Natural – Berna, tem reduzido o tempo de tramitação processual da Justiça goiana. A ferramenta já tem sido adotada pelos tribunais do Pará, Ceará, Sergipe, Maranhão, Amazonas e de Roraima, a partir da assinatura de Termos de Cooperação e Planos de Trabalho.
A plataforma identifica e unifica, automaticamente, volumes significativos de demandas judiciais em tramitação que possuam o mesmo fato e tese jurídica na petição inicial. Conforme informações divulgadas pelo Tribunal, as fases iniciais do processo, entre a chegada da petição inicial e o primeiro despacho e/ou decisão, que em média demorava de quatro a cinco dias, com o uso da Berna passou a ser de apenas um dia.
Após a análise da Berna, a ferramenta de IA faz a juntada de documentos com a relação dos outros processos similares, e realiza a movimentação do processo para o magistrado, com a conclusão para despachar ou decidir no mesmo dia.
Entre setembro de 2022 e dezembro de 2023, foram geradas mais de 20 mil automações de processos na Unidade de Processamento Judicial – UPJ dos Juizados de Fazenda Pública da comarca de Goiânia.
Também com a Berna, foram automatizadas a fase final de mais de 50 mil processos nas Varas de Fazenda Pública Municipais das comarcas de Aparecida de Goiânia e Anápolis em 2023. A automação permitiu que as magistradas das duas unidades, com uma única assinatura, arquivassem todos os processos de execuções que poderiam receber sentenças de extinção.
Atendimento à imprensa: ascom@ibdfam.org.br