Notícias
Artigo da Revista IBDFAM destaca o (Over)sharenting
“(Over)sharenting: os riscos do compartilhamento excessivo, os direitos em conflito, as primeiras decisões internacionais e a perspectiva de intervenção do Estado brasileiro” é tema de artigo que está entre os destaques da 56ª edição da Revista IBDFAM: Famílias e Sucessões. A contribuição estrangeira é da advogada Régia Brasil Marques da Costa.
No texto, a advogada cita decisões internacionais que demonstram as implicações do compartilhamento excessivo de conteúdo sobre os filhos para os direitos dos envolvidos. Segundo a autora, o compartilhamento deixou de ser um fato social global para se tornar também um fato jurídico.
“As famílias contemporâneas se deparam com uma vivência, interna e externa, em rede, pois todos os seus integrantes estão conectados e dependentes das tecnologias da comunicação e informação. Por consequência, os direitos dos pais e dos filhos ficam sob uma linha tênue ou mesmo em confronto”, ressalta Régia Brasil.
Ela acrescenta: “É a autoridade parental versus a existencial dos filhos; o direito de expressão dos pais versus o direito de personalidade das crianças e jovens; é o limite do exercício da própria maternidade e paternidade e o consenso entre os pais sobre este exercício”.
Revista IBDFAM: Famílias e Sucessões
A Revista Científica é totalmente editada e publicada pelo Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM, com certificação B2 no Qualis, ranking da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes.
Assine e garanta o seu exemplar da 56ª edição para conferir, na íntegra, o conteúdo exclusivo da publicação. A assinatura pode ser feita pelo site ou pelo telefone (31) 3324-9280.
Atendimento à imprensa: ascom@ibdfam.org.br