Notícias
IX Congresso Cearense do IBDFAM e AGENDA 2030 discutirá educação jurídica
O IX Congresso Cearense do IBDFAM e AGENDA 2030, marcado para os dias 13 e 14 de abril em Fortaleza – CE, terá palestra exclusiva sobre “Educação jurídica para o consenso e a Agenda 2030 da ONU”. O tema será analisado pela pesquisadora e professora Gabriela Lima.
A palestra faz parte do painel “Paz & Justiça”, coordenado pelas juízas Natália Gondim e Valeska Rolim. Acesse o site do IX Congresso Cearense do IBDFAM e AGENDA 2030 e confira a programação completa.
De acordo com Gabriela, a educação jurídica para a consensualidade converge diretamente com Agenda 2030 da ONU, pois promove o empoderamento humano. Em sua fala, a especialista pretende demonstrar “como os advogados podem usar isso em seu favor no cotidiano e, idealmente, já trazer algumas ferramentas que eles podem usar ao sair da palestra”.
“O advogado, em geral, tem uma formação acadêmica, em nível de graduação, que foca no litígio. Ou seja, o advogado é educado para processar”, destaca a pesquisadora.
Gabriela considera, no entanto, que conflitos familiares envolvem questões mais profundas e complexas do que as puramente jurídicas. “Além disso, as relações familiares são, por excelência, continuadas e envolvem muitos afetos.”
Assim, ela conclui que a via consensual é mais adequada para a solução dos conflitos, e “a melhor competência que um advogado familiarista pode ter”.
Atendimento à imprensa: ascom@ibdfam.org.br