Notícias
Excelência nacional: Revista Científica do IBDFAM recebe certificação B2 pela CAPES
A Revista IBDFAM: Famílias e Sucessões, publicação que reúne artigos científicos, recebeu a certificação B2 na nova edição do Qualis, ranking da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes, que engloba periódicos de abrangência nacional. Atualmente, a Revista IBDFAM: Famílias e Sucessões está na 54ª edição.
Com base em critérios gerais e específicos, o Qualis Periódicos classifica as publicações em: A1, mais elevado; A2; A3; A4; B1; B2; B3; B4; C (peso zero). As avaliações são feitas por comitês de especialistas de cada área.
Conselheiro da Revista Científica do IBDFAM, o advogado Marcos Ehrhardt Júnior entende que a certificação mostra que o Instituto está no caminho certo. “Segue cumprindo o seu objetivo de trazer discussões, reflexões e críticas sobre como a gente deve pensar o Direito das Famílias e das Sucessões, e como a gente deve lidar com situações que ainda não têm um consenso legislativo para uniformizar a sua aplicação.”
Segundo o especialista, a classificação não é permanente e pode ser revisada com o passar do tempo. “A publicação tanto pode avançar no Qualis como pode retroceder.”
Os critérios utilizados para a avaliação são diversos. Entre eles, qualidade do artigo, relevância para a sociedade, originalidade e periodicidade. “O Qualis é, essencialmente, um instrumento utilizado para comparar a qualidade e alcance dos textos entre as diversas revistas.”
“O ranking leva em conta uma análise coletiva da produção acadêmica de um programa de pós-graduação. Esse programa precisa demonstrar ao órgão de fiscalização (Capes) que cumpre os requisitos estabelecidos”, explica.
De acordo com Marcos Ehrhardt, o IBDFAM recebeu classificação pois, ao longo dos últimos anos, pesquisadores em cursos de mestrado e doutorado começaram a submeter trabalhos científicos e acadêmicos para a publicação.
“Isso só atesta a importância da revista e, sobretudo, o alcance na doutrina especializada, além da influência no trabalho dos operadores jurídicos que lidam cotidianamente com temas relacionados ao Direito das Famílias e das Sucessões”, observa.
Comprometimento
O advogado afirma que a revista serve como um termômetro para novos temas que muito em breve vão estar sendo discutidos em Tribunais de todo o país.
“A revista tem sido reconhecida cada vez mais como um repositório de um conteúdo sério, comprometido com a qualidade acadêmica, que busca discutir os assuntos mais importantes em debate no país e propor soluções. Tudo isso sempre com foco na proteção das pessoas e na concretização dos direitos fundamentais, marca registrada do IBDFAM”, avalia o vice-presidente da Comissão Nacional de Família e Tecnologia do Instituto.
Assine para conferir, na íntegra, o conteúdo exclusivo da Revista Científica do IBDFAM. A assinatura pode ser feita pelo site ou pelo telefone (31) 3324-9280.
Atendimento à imprensa: ascom@ibdfam.org.br