Notícias
Guerra entre Rússia e Ucrânia é tema de artigo da Revista IBDFAM
A 51ª edição da Revista IBDFAM: Famílias e Sucessões já está disponível para assinantes. Entre os destaques da publicação, está o artigo "A guerra e a proteção da família” de autoria do desembargador aposentado José Carlos Teixeira Giorgis.
A Revista Científica é totalmente editada e publicada pelo Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM. Assine para conferir o texto na íntegra.
Escrito há cerca de sete anos, quando o desembargador cursava o mestrado na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS, o artigo ganhou novo fôlego em vista do aumento da tensão entre Rússia e Ucrânia, a partir do início de 2022, quando tropas russas promoveram uma invasão militar em território ucraniano.
No texto, José Carlos Teixeira Giorgis discute a ideia de família, a coloca em perspectiva ao pensá-la diante dos conflitos e relembra diversos diplomas internacionais sobre a guerra, demonstrando sua evolução e trazendo o tema para termos atuais.
Segundo ele, o tema relaciona-se com o Direito de Família de forma indireta, na medida em que essas Convenções se propõem a proteger os idosos, as mulheres, as crianças e etc.
“Tristemente, como mostram as notícias, embora os Tratados e Convenções assegurem a proteção da ‘população civil’, restringindo as ações apenas às áreas militarizadas ou em guerra, os ataques, com todas as suas formas, inclusive as mais modernas e terríveis, continuam a se direcionar contra os que deveriam ser protegidos. Essa é a triste conclusão a que podemos chegar”, afirma o desembargador.
José Carlos Teixeira Giorgis defende que o artigo, ao valorizar o Direito Humanitário - “nova disciplina que deveria orientar as ações”, segundo ele - “é também um protesto contra o movimento de lesahumanidade”.
“A hecatombe não perdoa ninguém, sacrificando gente que nada tem a ver e que não está na área estritamente do combate. O pior de tudo é que as grandes potências e os Órgãos Internacionais não interferem ou debatem essa mortal contradição”, conclui.
Garanta o seu exemplar da 51ª edição para conferir, na íntegra, o conteúdo exclusivo da publicação. A assinatura pode ser feita pelo site ou pelo telefone (31) 3324-9280.
Atendimento à imprensa: ascom@ibdfam.org.br