Local: Belo Horizonte/MG
Inscrições: http://www.ibdfam.org.br/congresso2019/
Sobre:
Nos dias 16, 17 e 18 de outubro, no Sesc Palladium, em Belo Horizonte (MG), acontece o XII Congresso Brasileiro de Direito das Famílias e Sucessões do IBDFAM - Famílias e Vulnerabilidades. O evento, um dos mais aguardados do ano, promovido pelo Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM), já faz parte do calendário jurídico nacional.
Confira a programação completa!
PALESTRANTES
Confira os palestrantes convidados para o XII Congresso Brasileiro de Direito das Famílias e Sucessões do IBDFAM: Famílias e Vulnerabilidades. Clique aqui e veja a lista completa.
* Lista de palestrantes sujeita a alterações
TEMAS
Saiba quais serão os temas* das palestras. Clique aqui
* Os temas poderão ser alterados
ENUNCIADOS
Envie as suas propostas para o XII Congresso Brasileiro de Direito das Famílias e Sucessões: Famílias e Vulnerabilidades. De acordo com a RD dos Enunciados, o envio das propostas à Coordenação de Enunciados deverá ser realizado por e-mail: enunciados@ibdfam.org.br até 05 de julho de 2019 para recebimento. A sugestão de enunciado deve ser feita em frases curtas, com breve justificativa apontando a referência normativa em questão. Confira o formulário para envio de proposta de Enunciado.
TRABALHOS CIENTÍFICOS
A Comissão Científica do XII Congresso Brasileiro de Direito das Famílias e Sucessões convida à apresentação de trabalhos científicos. Confira o edital e fique atento aos prazos. Participe! - http://ibdfam.org.br/congresso2019/trabalho/regulamento
FAMÍLIAS E VULNERABILIDADES
O XII Congresso escolheu como tema central “Famílias e Vulnerabilidades”, para que os expositores convidados reflitam e interajam com os congressistas sobre o que o direito brasileiro avançou e o que falta avançar quanto aos que são considerados juridicamente vulneráveis, máxime em relação às famílias: as crianças, os adolescentes, as mulheres, os idosos, as pessoas com deficiência, as minorias étnicas, sociais, de gênero, religiosas, os migrantes e imigrantes, as entidades familiares fragilizadas ou distintas do modelo matrimonial.
Compreende-se a necessidade de se fortalecer o reconhecimento dos direitos que os países, inclusive o Brasil, paulatinamente conferiram aos que consideraram juridicamente vulneráveis, nas últimas décadas. No que respeita às relações de famílias, ressalta-se a importância, a manutenção e a expansão desse reconhecimento e de sua prática, até porque a família é o locus por excelência de acolhimento e da realização da afetividade e da dignidade das pessoas, notadamente quanto à igualdade, à autonomia, à solidariedade e ao respeito às suas individualidades e diferenças.
Procura-se privilegiar a consideração dos vulneráveis em suas relações com as famílias e destas em relação àqueles, sem prejuízo dos deveres de proteção imputáveis à sociedade e ao Estado. Pretende o XII Congresso orientar-se nessa direção preferencial, sem descurar-se da permanente preocupação do IBDFAM em prover os congressistas das mais atualizadas discussões sobre as transformações dos direitos das famílias e sucessões, com uma programação diversificada e um qualificado grupo de expositores especializados e reconhecidos.
Paulo Lôbo
Comissão Científica do XII Congresso Brasileiro de Direito das Famílias e Sucessões
De: 22/05/2025 Até: 22/05/2025
Local: Niterói - RJ
De: 23/05/2025 Até: 23/05/2025
Local: São Paulo - SP e On-line
De: 23/05/2025 Até: 24/05/2025
Local: On-line
De: 23/05/2025 Até: 23/05/2025
Local: On-line
De: 26/05/2025 Até: 26/05/2025
Local: On-line
De: 29/05/2025 Até: 30/05/2025
Local: Bento Gonçalves - RS
De: 29/05/2025 Até: 29/05/2025
Local: Lisboa - Portugal e On-line
De: 30/05/2025 Até: 30/05/2025
Local: On-line