Publicações

Sugestão de Leitura

Famílias e Separações: perspectivas da psicologia jurídica

Autor: Coord: Leila Maria Torraca de Brito

Tema: Alienação parental

Editora: UERJ

Ano: 2011

Edição:

Site: Clique aqui

Sinopse:

O livro aborda temáticas relacionadas à psicologia jurídica, tais como: separações conjugais, recasamentos, guarda compartilhada, novas configurações familiares, denúncias de abuso sexual, indenizações por abandono afetivo e adoção. Esses assuntos comumente despertam diversos questionamentos naqueles que lidam com a matéria. Há uma relação direta entre abandono e adoção? Pais que não detêm a guarda dos filhos podem participar das atividades escolares deles? Como psicólogos atuam quando atendem casos que envolvem denúncias de abuso sexual contra crianças? É comum a ocorrência de falsas denúncias de abuso sexual? Que dificuldades surgem no relacionamento entre pais e filhos após o novo casamento de um dos pais? A separação conjugal traz de fato alívio aos filhos, por estes não mais presenciarem brigas entre os pais? O que significa a chamada guarda compartilhada?


Os artigos que compõem este volume incitam o leitor a uma reflexão crítica dos temas pesquisados, contribuindo para uma possível redefinição de conceitos habitualmente emitidos e suscitando novas abrangências e debates. Na contramão do que se encontra na literatura da área, os textos aqui apresentados trazem análises sob perspectivas até então pouco exploradas. Trata-se, portanto, de uma leitura recomendada não só para psicólogos, assistentes sociais e operadores do direito, mas também para todos que se interessam por questões relacionadas às famílias na atualidade.





Utilizamos cookies e identificadores anônimos para controle de audiência, navegação, segurança e publicidade. Ao aceitar a nossa Política de Privacidade ou permanecer navegando em nosso portal, você concorda com essa utilização.