Direito de Família na Mídia
Pela primeira vez, PUC-Rio reconhece nome social de aluna transexual
12/05/2015 Fonte: G1A universitária Cléo Oliveira, de 34 anos, conquistou, no sétimo período, o penúltimo do curso de Serviço Social, o reconhecimento de seu nome nos registros acadêmicos da Pontificia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Batizada Cléber, a transexual tentou a alteração tão logo ingressou na universidade, em 2011. A troca, inédita na história da instituição, só foi autorizada agora, viabilizada por uma resolução federal. O caso foi antecipado pela coluna de Ancelmo Gois, no jornal O Globo.
“Essa troca é importante para o meu reconhecimento e, até mesmo, para eu ter uma melhor interação social mesmo”, afirmou Cléo, que se diz contente e satisfeita com a alteração do nome. “Só falta a PUC alterar a minha carteirinha agora”, comemora.
Cléo disse que fez três solicitações formais à PUC para ter reconhecido seu nome social. Ao negar os pedidos, segundo ela, a instituição alegou que não poderia registrá-la com nome distinto do que consta em seus registros civis. Leia mais.