Direito de Família na Mídia
CNJ pretende monitorar integração dos cartórios de registro civil
21/11/2014 Fonte: ConjurO Conselho Nacional de Justiça quer monitorar a implantação do Sistema de Informações de Registro Civil (SIRC) em 2015. O sistema foi instituído em junho pela Presidência da República para integrar as informações dos cartórios de registro civil, que emitem certidões de nascimento, casamento e óbito, entre outras.
A proposta que a conselheira Luiza Frischeisen anunciou na quarta-feira (18/11) na reunião plenária da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla), em Teresina, pretende aumentar a segurança dos chamados registros de pessoas naturais.
Segundo o projeto da ação, que seria coordenada em parceria pelo CNJ e pelo Ministério da Previdência Social, ao longo de 2015 serão sugeridos “mecanismos que aumentem a segurança do registro civil de pessoas naturais, inclusive tardio”. O que motivou a iniciativa foi o grande número de fraudes, especialmente à Previdência, que utilizam documentos falsos, inclusive certidões de óbito e nascimento. Leia mais.