Direito de Família na Mídia
RO - Saiba como funciona o Projeto “Apadrinhando uma História”
04/11/2014 Fonte: TJROO projeto “Apadrinhando uma história” foi pensado visando estabelecer uma nova experiência de filiação, possibilitando a quebra do sentimento de abandono e a recuperação da autoestima de crianças e adolescentes, pela oportunidade de ter sido eleito por alguém como depositário de investimento de afetos e cuidados.
O projeto foi lançado no final do mês passado, no auditório do Tribunal de Justiça. Na abertura do evento, o presidente do TJRO, desembargador Rowilson Teixeira, salientou que a ação visa à sensibilização e à captação de pessoas com interesses e disponibilidade de tornarem-se padrinhos e madrinhas de crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional, cujos vínculos com as famílias de origem encontram-se total ou parcialmente rompidos por diversas razões.
Há três propostas básicas para direcionar e ajudar os interessados em apadrinhar, de acordo com a disponibilidade de tempo e intenção:
- Padrinho provedor: é aquele que dá suporte material ou financeiro à criança e ao adolescente, seja com a doação de materiais escolares, calçados, brinquedos, seja com o patrocínio de cursos profissionalizantes, reforços escolar e prática esportiva;
- Padrinho prestador de serviços: consiste no profissional liberal que se cadastra para atender com serviços, conforme sua especialidade de trabalho, as crianças e adolescentes participantes do projeto. Nesta modalidade, além de pessoas físicas, também empresas, clínicas ou instituições podem se cadastrar;
- Padrinho afetivo: é aquele que visita regularmente a criança ou adolescente, buscando-o para passar finais de semana, feriados ou férias escolares em sua companhia, garantindo assim a convivência familiar e comunitária. Leia mais.