Direito de Família na Mídia
MS - Curso de Adoção de Sidrolândia termina com adoção tardia
23/10/2014 Fonte: TJMSNo último dia do Curso de Adoção da comarca de Sidrolândia, mais uma vez, a população lotou o auditório da Câmara Municipal. O ponto alto ocorreu no fim evento, quando o juiz Fernando Moreira Freitas da Silva, da 2ª Vara da comarca, anunciou a expedição do termo de guarda de um menino de 10 anos para um casal homoafetivo de Campo Grande.
A criança, considerada velha para adoção, é de Sidrolândia e já estava na casa de abrigo há pelo menos seis meses. O juiz consultou os cadastrados para adoção da cidade, mas ninguém mostrou interesse. Então foi procurado pelo casal de Campo Grande que aceitou adotar a criança.
No encontro, o juiz chamou ao palco o casal para entregar o termo de guarda. “A partir de agora vocês tem a guarda da criança. Se quiserem podem pegar este termo, irem ao abrigo e levá-lo”.
Fernando Moreira também foi homenageado com uma placa, pelo empenho em promover o tema da adoção na cidade e mobilizar toda a sociedade para refletir sobre o tema.
No início dos trabalhos, o juiz Deni Luiz Dalla Riva, da 2ª Vara de Camapuã, abordou o tema da Família Acolhedora. Segundo ele, a experiência com as famílias acolhedoras em sua comarca já existe com sucesso há muito tempo e, com a entrada em vigor da Lei nº 12.010/2009, que modificou o Estatuto da Criança e do Adolescente, o acolhimento neste tipo de família é prioritário em relação a guarda em instituições e abrigos. Leia mais.