Direito de Família na Mídia
ES - Juizado da Serra defere adoção por pais homoafetivos
22/09/2014 Fonte: TJESFamílias formadas pelo afeto, respeitando todos os trâmites jurídicos e formalidades legais. Foi com esta premissa que foi realizada, no último mês de agosto, no 1º Juizado da Infância e da Juventude da Serra, uma audiência que permitiu a adoção de uma criança por um casal homoafetivo que vive uma união estável.
O menino, de sete anos, estava acolhido em abrigo desde junho de 2012. Em outubro de 2013, começou uma convivência com os possíveis pais adotivos. Mesmo com problemas de saúde e de interação com outras crianças devido a histórico de violência na família genitora, a aproximação com os futuros pais ocorreu gradativamente, com as visitas nos fins de semana.
Os pretendentes foram devidamente avaliados pelo Setor Técnico, habilitados e participaram de Curso de Adoção, que são pressupostos legais. “O estágio de convivência foi um sucesso!”, afirmou a juíza do 1º Juizado da Infância e da Juventude da Serra, Gladys Pinheiro. Em audiência, tivemos um momento de emoção quando a criança me disse: "Tia eu vim buscar o papel", se referindo ao termo de guarda provisória, à época. Leia mais.