Direito de Família na Mídia
Campanha de igualdade de gênero é lançada em RO
09/09/2014 Fonte: TJMTA juíza mato-grossense Amini Haddad Campos, diretora da Secretaria de Gênero da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) profere palestra nesta terça-feira (9), às 14h, com o tema “Centrais Terapêuticas e Preventivas no Sistema de Justiça”. O evento será realizado em Porto Velho (RO), onde também será lançada a campanha Pró-Equidade de Gênero da AMB. Rondônia é o oitavo estado/região em que a campanha está sendo reproduzida. Os demais foram: Mato Grosso, Distrito Federal, Espírito Santo, Ceará, Santa Catarina, Amazonas e Paraná.
Durante o lançamento da campanha, a magistrada abordará a realidade estatística da violência de gênero em todo o mundo e como os continentes têm desenvolvido políticas públicas para combater a violência contra a mulher. Enfatizará ainda os programas existentes nos países onde os investimentos estão alicerçados em políticas de Estado de forma global, destacando-se o Canadá, a Inglaterra e os Estados Unidos, com comparativos com a situação existente no Brasil.
Nesse sentido, a magistrada destaca a importância das Centrais Terapêuticas e Preventivas, em razão da projeção social de tais ocorrências criminosas e seus efeitos não somente em relação à vítima e sua família, mas a toda a sociedade que sofre as mazelas dos desequilíbrios psíquicos e mentais dessa cultura de gênero, onde o desvalor fomenta as mais diversas situações de violência.
Conforme pesquisa e dados estatísticos, 89% das mulheres assassinadas no Brasil foram mortas por um parceiro íntimo (marido, ex-marido, ex-companheiro, namorado ou ex-namorado). Além dessa realidade, há tipos penais que estão mais voltados ou exclusivamente voltados contra o público feminino, ou seja, são violências praticadas por condicionamentos de gênero (espaços de desvalor do feminino). Leia mais.