Direito de Família na Mídia
Vara de Família cria projeto que facilita a realização de audiência de conciliação
04/09/2014 Fonte: TJRRA 1ª Vara de Família, Sucessões, Órfãos, Interditos e Ausentes, Comarca de Boa vista lança o projeto “A Justiça de Portas Abertas para a conciliação”, com o objetivo de facilitar o processo de resolução dos conflitos e contendas judiciais. A ideia é que o trabalho seja realizado todas as terças e quintas-feiras, entre as 09h e 10h, onde serão realizadas audiências especiais.
De acordo com a portaria nº011/2014 – 1VSOIA, o principal objetivo é tornar o Judiciário mais próximo do cidadão, uma vez que nos dias e horários estabelecidos pelo programa, as partes interessadas poderão procurar diretamente o magistrado titular da unidade, independentemente de qualquer pedido por escrito, designação anterior de data e hora, bem como desnecessário qualquer expediente intimatório ou citatório.
De acordo com o juiz Luiz Fernando Castanheira Mallet, titular da 1a Vara de Família, a principal ideia é aproveitar o momento em que as partes têm interesse de resolver suas demandas judiciais na área da família. “Aqui lidamos com processos e pessoas que na discussão de suas contendas envolvem bens materiais e sentimentos, nesses casos as opiniões mudam com o tempo, dependendo do estado de ânimo das partes. Assim, se existe intenção de conciliar naquele momento, se depender da pauta de audiência e formalização de processo judicial, o tempo de espera pode mudar esse cenário e a disputa judicial se arrastar por messes ou até anos”, lembrou o magistrado. Leia mais.