Direito de Família na Mídia
Ambulatório para transexuais
12/08/2014 Fonte: Estado de MinasO Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) está criando um Ambulatório de Transexualidade na unidade Borges da Costa, na região hospitalar de Belo Horizonte. O serviço começou a funcionar há apenas um mês e já atende quatro pessoas às segundas-feiras, único dia em que é feito o atendimento na semana, por ordem de chegada. Quando estiver plenamente instalado, o ambulatório estará habilitado a fazer a cirurgia de redesignação sexual, conhecida popularmente como mudança de sexo, que já é custeada pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O processo de tentativa de credenciamento do ambulatório no Ministério da Saúde está em aberto. Quando for autorizado, será o primeiro ambulatório especializado em transexuais a ser criado em Minas e o quinto no país, que conta com serviço semelhante em Goiânia, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre.
No Brasil, a fila das cirurgias para mudança de sexo está represada há dois anos. “O ambulatório da UFMG vai aliviar a espera de tratamento adequado para esta população, inclusive cirúrgico”, afirma a endocrinologista Beatriz Santana Soares Rocha. Coordenadora do ambulatório, a médica já atendeu em torno de 50 pacientes transexuais de Minas, em consultório no Hospital da Baleia. Leia mais.