Direito de Família na Mídia
Profissionais que atuam em acolhimentos recebem capacitação
07/05/2014 Fonte: TJESProfissionais que atuam em abrigos do município da Serra participaram do Curso de Formação para Educador Social das Instituições de Acolhimento - Bem Formar para Bem Cuidar. Na aula desta terça-feira (06), a juíza Coordenadora das Varas da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, Janete Pantaleão, abordou os temas: “Destituição do Poder Familiar”, “Processos de Adoção Nacional e Internacional” e “Reintegração Familiar”.
A magistrada mostrou aos participantes como é importante qualificar o sistema de acolhimento: “Educadores Sociais quando bem treinados auxiliam o juiz no processo tanto de reintegração familiar da criança que temporariamente perdeu a proteção do seu lar natural quanto na integração dessa criança em um lar substituto, caso seja destituída do poder familiar”.
A juíza também enfatizou que uma criança, quando institucionalizada, não pode perder o acesso à vida comunitária. Pelo contrário, deve ir à escola e participar das questões da comunidade onde está inserido o abrigo. “Se o educador social tiver o conhecimento, não só técnico-jurídico, mas social-psicológico, vai facilitar a convivência da criança na escola e automaticamente na comunidade”.
De acordo com a coordenadora do projeto, Galdene dos Santos, a ideia de capacitar os profissionais surgiu em 2010, quando a equipe técnica do Lar Batista entrou em contato com outros abrigos e identificou problemas semelhantes, como a rotatividade de educadores e dificuldades de trabalhar com crianças.
O objetivo do curso "Bem Formar para Bem Cuidar" é reformular as atuais práticas das instituições, capacitar pessoas que já atuam e as que querem atuar com crianças e adolescentes em situação de acolhimento. A ação é promovida pela instituição Lar Batista e conta com a supervisão da Vara da Infância e da Juventude da Serra.
O curso teve início no mês de março e segue até junho na biblioteca de Valparaíso na Serra. Para o educador social Washington Luiz Alvarenga, as aulas são valiosas: “Estamos aprendendo sobre normas técnicas e como deve ser o tratamento com a criança e com as famílias. O curso está abrindo novos horizontes”.