Direito de Família na Mídia
Desembargadora polemiza duas datas comemorativas de novembro
21/11/2005 Fonte: Ascom / Portal IBDFAMEm dois artigos especiais, Maria Berenice Dias fala de preconceito, dignidade e esperança
Duas datas comemorativas de novembro serviram de inspiração para a desembargadora do TJRS e vice-presidente do IBDFAM, Maria Berenice Dias, fazer uma análise crítica em defesa de também duas categorias maltratadas da sociedade: a mulher e o homossexual.
Sobre o Dia Nacional da Doação de Sangue, comemorado em 22/11, no artigo "O sangue da morte?", ela questiona a exclusão de homossexuais como doadores. Segundo ela, há um paradoxo nas campanhas do Ministério da Saúde que incentivam a doação de sangue, pois a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, órgão que regula a coleta no País, proíbe de serem doadores, por um ano, os "homens que tiveram relações sexuais com outros homens ou às parceiras sexuais destes".
No artigo "Um grito de guerra", Maria Berenice Dias coloca em pauta a comemoração do Dia Internacional do Combate à Violência Contra a Mulher, em 25/11. Em tom de alerta, ela defende uma mobilização em torno do Projeto de Lei 4.559/04 que, se aprovado, poderá ser uma forte arma do Legislativo para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher.