Direito de Família na Mídia
CNJ investigará suposto esquema de compra de pais adotivos na Europa
04/07/2012 Fonte: G1Fonte: G1
Corregedora Eliana Calmon ordenou que Justiça de Goiás apure o caso.
Reportagem do 'Correio Braziliense' denunciou os indícios de fraude.
Fabiano Costa
Do G1, em Brasília
A corregedora-geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Eliana Calmon, determinou nesta terça-feira (3) que o órgão investigue possíveis fraudes na adoção de brasileiros maiores de idade na Europa. Reportagem publicada na edição de segunda (2) do jornal "Correio Braziliense" revelou um suposto esquema ilegal operado em cartórios de Goiás para fraudar a obtenção da cidadania europeia.
Segundo a publicação, imigrantes brasileiros em situação irregular no continente europeu estariam “comprando” pais adotivos, principalmente em Londres. O texto afirma que o serviço, executado por advogados goianos, custaria entre 3 mil euros e 15 mil euros. A reportagem do "Correio Braziliense" teria identificado, pelo menos, 75 processos de adoção desse tipo, ajuizadas entre 2011 e 2012, em nove cidades goianas.
Em seu despacho, a corregedora afirmou que haveria “indícios de fraude” no procedimento. De acordo com a denúncia, a maioria das adoções seria protagonizada por brasileiros adultos residentes na capital inglesa. Já os pais adotivos, em geral, viveriam em Portugal.
Veja a matéria completa em:
http://g1.globo.com/politica/noticia/2012/07/cnj-investigara-suposto-esquema-de-compra-de-pais-adotivos-na-europa.html