Direito de Família na Mídia
Orçamento deve prever recursos para direitos dos idosos, diz dirigente
15/06/2012 Fonte: Agência Câmara de NotíciasA presidente do Conselho Nacional dos Direitos do Idoso (CNDI), Karla Cristina Giacomin, afirmou há pouco que a missão do órgão é ser referência na defesa e na promoção dos direitos dos idosos brasileiros. "No nosso planejamento estratégico, estabelecemos como diretriz a integração. Queremos trabalhar pela divulgação e pelo respeito aos direitos das pessoas idosas em todo o País", disse.
Ela destacou que o órgão, que completou dez anos, ainda está em processo de construção. "Nós ainda não chegamos onde queremos. Mas houve avanços: temos uma política direcionada especificamente ao idoso desde 1994. A política de saúde e de assistência social para esse segmento também melhoraram. Há ainda o Estatuto do Idoso", destacou.
A dirigente citou como um dos desafios do conselho a própria existência do órgão, com recursos previstos no Orçamento. "Precisamos que a agenda do conselho e a Política Nacional do Idoso façam parte do orçamento público. Também gostaríamos que o conselho fosse criado por lei. Temos base legal, mas fomos criados por decreto, e um decreto é muito flexível", afirmou.
Municípios
A presidente lembrou que existem conselhos de idosos em apenas 1.219 municípios do Brasil - o que representa apenas 1/5 deles. "Precisamos estar mais presentes nos municípios", ressaltou.
Outro desafio citado por ela é a conscientização da população em geral e dos idosos sobre os direitos desse segmento.
Karla Cristina Giacomin participa de seminário, na Câmara, sobre os dez anos do CNDI.
O evento continua no Plenário 2.