Direito de Família na Mídia
Família em Festa
28/10/2005 Fonte: IBDFAM
Uma apresentação primorosa na solenidade de abertura. A conferência do psicanalista e professor Jurandir Freire Costa foi coroada por uma bela apresentação do grupo Trampolim. Quatro artistas se movimentavam em tecidos suspensos, ao som do bolero de Ravel, sob a execução de uma orquestra especialmente convidada. O presidente do IBDFAM, Rodrigo da Cunha Pereira, junto com os diretores, colaboradores e associados ali presentes, abriu solenemente o V Congresso Brasileiro de Direito de Família.
Nestes quatro dias (de 27 a 29 de outubro), os painéis ficaram lotados e também foram muito concorridos os lançamentos dos livros e as apresentações dos trabalhos. De forma geral, mais de 1.200 congressistas qualificaram positivamente as palestras e exposições. Nos corredores, uma intensa troca de conhecimentos, informações e contatos enriquecia ainda mais as produções apresentadas.
A Assembléia dos associados do IBDFAM, realizada no final do dia 28, refletiu o espírito do congresso. Em clima de confraternização, todos os sócios decidiram pela continuidade da Diretoria Nacional, com algumas alterações na composição. Algumas diretorias estaduais foram mantidas e outras decidiram preservar as eleições em âmbitos estaduais.
Na manhã de sábado, nove palestras encerraram as atividades científicas. Os participantes lotaram o salão Ouro Preto para ouvir as últimas considerações sobre o V Congresso Brasileiro de Direito de Família.
A Diretoria Nacional prestou informações sobre o encaminhamento dos projetos de Lei ao Congresso Nacional e sobre as reuniões das Comissões, dos Advogados, dos Promotores de Justiça, dos Magistrados e dos profissionais que promovem a Interdisciplina. As notícias sinalizam para avanços significativos para a prática profissional. Todas estas informações serão divulgadas, em breve, no portal IBDFAM e também no Boletim do IBDFAM.
Após as apresentações, a Diretoria Nacional anunciou as intenções de se pensar a realização do VI Congresso Brasileiro de Direito de Família num espaço ainda maior, para que o IBDFAM possa crescer sem limitações.
Um acontecimento pode resumir o sentimento dos participantes. Ao final das considerações, Giselda Hironaka, em nome da Diretora Nacional, pediu aos participantes que sinalizassem com palmas caso os acertos tivessem superado as faltas.
Ao final, todos, diretoria e associados, se aplaudiram de pé.