Direito de Família na Mídia
Projeto de Adalto de Freitas estabelece adoção de irmãos
27/04/2012 Fonte: CenarioMT (Mato Grosso)A união de irmãos orfãos de pai e mãe será possível com a adoção desses por parentes mais próximos, desde que autorizada pela justiça. Um projeto de lei de autoria do deputado Adalto de Freitas (PMDB) prevê a medida por meio da ajuda do governo e dos municípios aos parentes que adotarem os órfãos. De acordo com a proposta do parlamentar, o governo contribuirá com R$ 300 para cada criança adotada. Caso seja mais de uma, o governo acrescentará R$ 100 a mais na contribuição dada à família.
A proposta responsabiliza ainda, o apoio do Conselho Tutelar Municipal a dar atenção psicológica e social à família que adotar crianças sem pais. A iniciativa de Adalto de Freitas ganhou destaque e o apoio do Ministério Público Estadual em Barra do Garças, durante audiência pública realizada na cidade para tratar do assunto.
Ao ser informado da proposta, o governo também acenou em aderir à iniciativa com a sanção do projeto de lei, já nos próximos dias. "Entendo ser uma forma racional de se manter essas crianças, tão penalizadas, junto às pessoas de seu conhecimento e convívio", disse Adalto.
Ele justifica o projeto de lei, pela ajuda que as famílias terão para propor às crianças, a formação de conduta, mantendo a institucionalização da família. "Não podemos deixar que essas crianças não conheçam a ideia de famílias que tanto precisamos para sermos ser humanos de bem", afirmou o deputado.
Com a ajuda do governo e o apoio do município, Daltinho de Freitas acredita que as crianças adotadas terão condições de terem atenção especial dos parentes que o adotarem, por não saírem do seio familiar. "Temos que estimular o bom costume acompanhado do atendimento social e psicológico", alegou o parlamentar.