Direito de Família na Mídia
CPMI da Violência contra a Mulher se reúne hoje em Recife
16/04/2012 Fonte: Agência Câmara de NotíciasA Comissão Mista Parlamentar de Inquérito (CPMI) da Violência contra a Mulher realizará hoje, no auditório da Assembleia Legislativa de Pernambuco, audiência pública para debater a questão com gestores públicos, parlamentares, representantes de movimentos feministas e sociais e a sociedade em geral. A reunião é organizada pelas deputadas Luciana Santos (PC do B-PE) e Jô Moraes (PC do B- MG), com o apoio do deputado estadual de Pernambuco, Luciano Siqueira (PCdoB).
A CPMI foi instalada em 8 de fevereiro com o objetivo de investigar a situação da violência contra a mulher e apurar denúncias de omissão do poder público diante do problema.
Para Luciana Santos, é preciso ampliar o debate e as ações de combate à violência de gênero. "Toda a sociedade deve encorajar as mulheres a romper o silêncio e o ciclo de violência em que vivem, fortalecer sua autoestima e orientá-las para que exijam os seus direitos", defende Luciana, que é líder do PCdoB na Câmara.
A parlamentar cobra ainda a criação de políticas públicas voltadas para o público feminino, que garantam investimentos reais em programas de proteção e atendimento às vítimas de violência.
A deputada Jô Moraes, presidente da CPMI, defende que a comissão tenha uma abrangência efetivamente nacional, com prioridade em atividades nas capitais dos estados, além de envolver Assembleias Legislativas, autoridades estaduais e entidades de mulheres locais. Ela também pede a cooperação das universidades que estudam o tema, mas lamenta a falta de um diagnóstico mais profundo quanto à violência sexual que ocorre nas ruas.
Participarão da reunião:
-o procurador geral de Justiça de Pernambuco, Aguinaldo Fenelon de Barros;
- a juíza do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Pernambuco, Maria Tereza Paes de Sá Machado;
- a defensora pública de Pernambuco Marta Maria de Brito Alves Freire;
- o secretário de Defesa Social, Wilson Salles Damázio;
- a secretária da Mulher de Pernambuco, Cristina Maria Buarque; e
- a representante do Fórum de Mulheres de Pernambuco, Silvia Camurça.
A audiência pública na Assembleia Legislativa de Pernambuco será realizada às 14 horas.
Fonte: Agência Câmara de Notícias