Direito de Família na Mídia
I Congresso da Diversidade Sexual: Da proteção dos direitos da personalidade
13/04/2012 Fonte: odiario.com"Já me chamaram de doente e fiz inúmeras coisas para 'me curar'", diz presidente da ABGLT
Na noite da última quarta-feira (11), 1.200 estudantes e profissionais participaram da abertura do "I Congresso da Diversidade Sexual: Da proteção dos direitos da personalidade" no Teatro Marista de Maringá. Nesta quinta-feira (12) pela manhã, cerca de 500 participantes assistem às palestras "Avanços e Desafios dos Direitos Humanos LGBT no Brasil", com o presidente da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), Toni Reis, e "O Nome da Coisa", com a professora doutora da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Eliane Rose Maio.
Segunda a organização do evento, promovido pelo Instituto de Direito e Bioética (IDB), com participação Comissão da Diversidade Sexual da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - subseção Maringá, a palestras mais esperada está programada para hoje a noite com a professora doutora Maria Berenice Dias a respeito do Estatuto da Diversidade Sexual.
Entre os participantes do evento, o casal de acadêmicos de Direito, Pedro Faciotti e Cláudia Pereira, revelam que se inscreveram para conhecer melhor os conceitos e as discussões sobre a diversidade sexual. "Vamos nos deparar com estas situações em todo o momento das nossas vidas e vamos precisar lidar com estas questões", afirmou Cláudia.
Palestra
Antes da primeira fala do dia, Toni Reis fez questão de contar ao público - constituído em sua maioria por pessoas declaradamente heterossexuais - o sofrimento pelo qual passou desde a infância por ser homossexual. "Já me chamaram de doente e fiz inúmeras coisas para "me curar". Procurei padres, pastores, pai de santo. Tentei suicídio três vezes, mas tive força de vontade de superar esta fase de negação e de estudar muito para que outros homossexuais não sofram como eu sofri", conta.
Reis esteve presente, em 2011, no julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) que reconheceu a união estável homoafetiva. "Foi emocionante ouvir os ministros discutindo a questão da dignidade dos homossexuais e os nossos direitos", relatou.
Hoje à noite haverá palestras do professor doutor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Luiz Roberto Barros Mott e do professor doutor da Universidade de Lisboa, Jorge Duarte Pinheiro. Também haverá exibição de filmes e apresentação de trabalhos acadêmicos.