Direito de Família na Mídia
TJAM inaugura núcleo psicossocial no fórum de Aparecida
09/03/2012 Fonte: TJ-ALO núcleo de Atendimento Psicossocial do Fórum "Desembargador Mário Verçosa", bairro Aparecida, foi instalada na manhã desta sexta-feira, 09/03, no térreo do prédio da rua Alexandre Amorim.
Criada pela resolução do Conselho da Magistratura , a sala será integrada por profissionais das áreas de Assistência Social e Psicologia, coordenadas pelas Dras. Raquel Fernandes e Maísa Araújo, respectivamente.
Subordinada à coordenação dos Juizados Especiais, o serviço é mais uma ação da administração do desembargador João Simões, na presidência do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). A solenidade de inauguração teve início às 09hs, com a presença do presidente que descerrou a placa em companhia da coordenadora dos Juizados Especiais, desembargadora Graça Figueiredo e das juízas Telma Roessing, Lia Guedes e Irlena Benchimol.
A criação da Sala Psicossocial deve-se à constatação da necessidade de melhor racionalizar a execução do serviço atribuído aos assistentes sociais, psicólogos e psiquiatras que atuam nas Varas de Família e Sucessões, Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, Infância e Juventude, Execução Criminal, Execução de Penas e de Medidas Alternativas, Juizado Especial Criminal e Central de Conciliação e Mediação.
O presidente do TJAM, desembargador João Simões participou da cerimônia e ressaltou que o núcleo, aberto nesta sexta-feira é um anseio antigo.
-O ideal seria que em cada um dos fóruns tivéssemos um local para receber as pessoas que nos procuram necessitando de ajuda. Então, está de parabéns o trabalho da coordenadoria, de todos que apóiam, e tenho certeza que quem ganha com isso são os nossos jurisdicionados. Portanto, quero agradecer o trabalho de todos e vamos procurar atender ainda mais e melhor a todos os cidadãos que buscam o trabalho da justiça - disse o presidente.
Processo doloroso
Para a coordenadora dos Juizados Especiais, Graça Figueiredo a Sala de atendimento Psicossocial é mais uma demonstração da sensibilidade do presidente João Simões, "um homem sensível, tranquilo que veio para a presidência trazer tranquilidade e eficiência ao trabalho da Justiça".
- Quero me dirigir pessoalmente à Vossa Excelência, desembargador, que muito tem feito durante o seu mandato para dotar os fóruns, as varas, enfim, o trabalho dos juízes e dos funcionários de melhores condições para receber os nossos jurisdicionados. Ressalto e louvo o trabalho que Vossa Excelência está desenvolvendo durante a presidência. Muito obrigada pelo Juizado Especial. Vossa Excelência demonstra estar engajado nessa nova forma da Justiça Especial, de trazer o cidadão mais pra perto dos juízes, resolvendo suas causas com maior celeridade - reforçou Graça Figueiredo.
A desembargadora observou que o núcleo Psicossocial que acaba de ser inaugurado será uma grande ferramenta para dar apoio aos jurisdicionados, às pessoas que sofrem calúnia, qualquer tipo de ataque ilícito penal. "Este núcleo, sem dúvida é um marco muito importante para a nossa Justiça, porque nossas juízas são incansáveis no sentido de que as pessoas possam se sentir amparadas aqui. E isso é uma marco muito importante para aquelas pessoas que chegam com aquela mágoa, com aquela tristeza envolvidas em processos. Nós sabemos que o processo em si já é doloroso, quanto mais o criminal", ressaltou a desembargadora.