Direito de Família na Mídia
Projeto Integrar: trabalho em Varas de Família
08/02/2010 Fonte: TJBAJuízes, defensores públicos e promotores lotados das 4ª, 5ª, 6ª e 7ª Varas de Família de Salvador, com o apoio da equipe da Unidade de Saneamento do Programa Integrar, do CNJ, já sentenciaram cerca de 4,4 mil processos.
O juiz da 6ª Vara, Alberto Gomes dos Santos, disse que grande parte do número de processos de inventário está paralisada há mais de 30 anos no arquivo, o que levou os juízes a avaliarem a possibilidade da extinção, com arquivamento por inércia das partes. Ele acrescentou que, caso as partes tenham interesse, o processo poderá ser reativo com o envio de uma petição.
O grupo soma 23 saneadores, trabalhando em uma sala no prédio do Tribunal de Justiça, diretamente com serviços assinalados como de gabinete, a exemplo de produção de minutas de sentenças, despachos e decisões, e de cartório, tais como mandados, ofícios e cartas diversas.
Atuando com a equipe do Integrar, a juíza da 4ª vara, Cenina Saraiva, destacou a quantidade de serventuários, dedicados a auxiliar a conclusão dos processos, e a presença dos defensores e promotores, que têm proporcionado mais celeridade aos trabalhos.
As coordenadoras nacional e estadual da equipe de saneamento do Programa Integrar, Anayra Soares e Gabriela Ribeiro, respectivamente, também ressaltaram a importância de todos os envolvidos na execução das atividades do programa do CNJ.