Direito de Família na Mídia
Homem desiste do sobrenome da ex-mulher
12/05/2005 Fonte: Espaço VitalUma raridade em termos conjugais: ao casar-se, homem solteiro resolve - por amor - incorporar o sobrenome da esposa. Esse fato é apenas um detalhe anterior a processo que tramita na 1ª Vara de Família de Porto Alegre.
Marido e mulher construíram razoável patrimônio, entre ele uma agência lotérica e um terreno. Moravam em casa alugada. Não tiveram filhos.
Cessado o amor - mas maduro em cordial relacionamento - o casal convencionou vender a casa de loterias, partilhando o dinheiro. O imóvel restante aguardará a venda, sendo dividido na proporção de 80% para ela - e 20% para ele.
Quanto ao sobrenome da mulher - que o marido vinha usando - ambos convencionaram que “o separando voltará a usar o seu nome de solteiro”.
O promotor de Justiça João Hubert Jaccottet Neto deu parecer favorável. A juíza Maria Inês Linck já sentenciou deferindo a separação, como pedida. A sentença transitou em julgado e o homem já está circulando sem o sobrenome que começa por E. Atuam no processo os advogado Darlen Maria Silva Wallace e Carlos Eduardo Galant Lopes. (Proc. nº 10505075060)